Bancos fazem nova proposta para encerrar greve, informa sindicato

greve bancos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) entrou em contato com o sindicato que representa os trabalhadores na categoria nesta segunda-feira (19) para chamar os bancários para uma nova rodada de negociação com a intenção de interromper a greve após 14 dias de paralisação.

Segundo a Contraf-CUT, a proposta será apresentada nesta terça-feira (20), às 16h, em São Paulo. Somente nesta segunda, o sindicato informa que 12.496 agências e 40 centros administrativos paralisaram suas atividades nos 26 estados e no Distrito Federal.

Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT e um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários, se diz surpreso pela forma como veio o convite para retomar as negociações.

— Nossa expectativa é que eles saiam daquela linha de um reajuste muito abaixo da inflação com abono, pois sabemos que é prejudicial para a carreira dos bancários e das bancárias. Nós queremos a reposição da inflação, mais ganhos real. Isso é o que todo bancário e toda bancária, que estão há 14 dias de greve, desejam ouvir amanhã.

A categoria reivindica 16% de reajuste (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras pautas, como o fim do assédio moral e das metas abusivas.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Araripina em Foco