Polícia Federal abre inquérito contra o ex presidente Lula

ll2Motivado pelas denúncias de Marcos Valério de que o PT (Partido dos Trabalhadores) havia recebido da empresa Portugal Telecom, uma quantia de aproximadamente 2,6 milhões de euros (aproximadamente. 7,2 Mi. De Reais), o Ministério Público de Portugal começou a investigar o caso naquele país.

Segundo a imprensa portuguesa, o ex-presidente da telefônica Miguel Horta e Costa, tiveram que prestar depoimento no Departamento Central de Investigação e Ação Penal. Depoimento este solicitado pela Polícia Federal brasileira, por meio de carta rogatória. As autoridades daquele mesmo país abriram também uma investigação local contra o ex-presidente da empresa, por corrupção no comercio internacional.

Aqui no Brasil o inquérito da Polícia Federal tramita em segredo. O depoimento foi solicitado no ano passado pela PF para que possam dar continuidade ao caso. A autoridade policial brasileira já recebeu as delações do português, mas ainda não divulgaram o material.
A investigação teve início no ano de 2012, após Marcos Valério, condenado com a mais alta pena do Mensalão, denunciar o pagamento feito ao PT durante o governo de Lula, em troca o ex presidente facilitaria a compra da Telemig.

De acordo com a oposição brasileira ao governo, a mesma encaminhará um requerimento ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para tentar aprovar no Senado Federal a criação de uma comissão externa para ter acesso aos documentos do processo português, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) anunciou que irá também requerer ao MP brasileiro, acesso às respostas dadas por Costa. Para a oposição este caso pode ser uma vitória marcante, que pode abalar a reputação de Lula, pois de acordo com o líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN), neste caso Lula pode ser incriminado.

Procurado para esclarecer o caso do andamento da investigação e da ação da oposição, a assessoria de Lula, respondeu a imprensa que no caso Marcos Valério, de 2012, não tem nada a declarar.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Folhapopular.com.br