PF indicia ex-gerente da Refinaria Abreu e Lima por corrupção passiva

Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco. (Foto: Katherine Coutinho / G1)

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-gerente-geral da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) – que fica em Suape, no Litoral Sul de Pernambuco – Glauco Legatti pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa por suposto envolvimento no esquema  descoberto na Petrobras pela Operação Lava Jato.

Também foram indiciados Shinko Nakandakari, apontado pelo Ministério Público Fderal (MPF) como operador financeiro, que tem acordo de colaboração com a força-tarefa da Lava Jato, por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e pertinência a organização criminosa; e Erton Medeiros Fonseca pelos mesmos três crimes. Fonseca era diretor da Galvão Engenharia.

O despacho de indiciamento, assinado pela delegada Renata da Silva Rodrigues, é de 26 de dezembro de 2016.

De acordo com o indiciamento, Glauco Legatti recebeu vantagens indevidas alcançadas por Shinko Nakandakari, operador financeiro da Galvão Engenharia, para obter benefícios e concessões no âmbito do contrato da RNEST nos anos de 2013 e 2014.

“Com o ato de indiciamento, e já constante dos autos elementos de informações que possibilitam um juízo positivo do cometimento dos delitos – ao menos quanto ao pagamento de vantagens indevidas operacionalizado por Shinko Nakandakari, a pedido de Erton Fonseca, em favor de Shinko Nakandakari, pela concessão e manutenção de benesses no âmbito da RNEST –, entendo esgotadas as diligências cabíveis na esfera policial”, concluiu a delegada Renata da Silva Rodrigues.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Katherine Coutinho / G1