Empresários do polo gesseiro recebem treinamento sobre exportação na FIEPE

DSC_2654

Os empresários que integram o Projeto Setorial de Exportação do Gesso do Araripe – Brazilian Gypsum, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC através do Plano Nacional da Cultura Exportadora – PNCE, participaram de um treinamento na Unidade Regional Sertão do Araripe da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE sobre o Sistema COD-Br – Certificado de Origem Digital.

O Certificado de Origem é um documento que, além de certificar a origem do produto a ser exportado, pode conferir reduções ou isenções do imposto de importação e garantir acesso preferencial de suas mercadorias nos Países de destino com os quais o Brasil mantém Acordos Comerciais. Devido à importância do tema e também à necessidade de capacitar os empresários do polo gesseiro do Araripe, a FIEPE articulou a realização do treinamento que foi conduzido pela analista da Confederação Nacional da Indústria, Camilla Mafissoni e pelo analista do Núcleo de Economia e Negócios Internacionais da FIEPE, Otávio Lessa.

As Federações de Indústrias são Entidades Habilitadas pelo MDIC para emitir os certificados de origem. O sistema de certificação on-line é oferecido por meio dos Centros Internacionais de Negócios – CINs de cada Estado. Além disso, o sistema evita erros, reduz os custos com a burocracia e dá maior segurança ao exportador.

De acordo com Otávio Lessa do Núcleo de Economia e Negócios Internacionais da FIEPE existe um interesse da Federação das Indústrias em interiorizar estas ações para atender às necessidades dos empresários locais e oportunizar o acesso ao mercado exterior.

Participaram do treinamento empresários de diversas empresas do polo gesseiro como Gesso Mineral, Gesso Cristal, Gesso Aliança, BRC Gesso, Plaster Gesso, Ecogesso, Gesso Integral, Gesso Castelo; além de representantes do Sebrae, da APEX e do Sindusgesso.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Jorge Possetti