CONFIRA O BOLETIM OFICIAL DO CORONAVÍRUS EM PERNAMBUCO DESSA TERÇA, 31 DE MARÇO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira dia 31 de março, mais 10 casos da Covid-19 em Pernambuco. Com a atualização, o Estado contabiliza 87 ocorrências pelo novo coronavírus. Não houve nenhuma nova morte confirmada nas últimas 24h, sendo 6 o número de óbitos registrados até agora.

De acordo com o boletim epidemiológico, dos 10 novos casos confirmados, 7 são do sexo masculino, com idades entre 30 e 69 anos; e 3 do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 70 anos. Dos pacientes, 6 são residentes do Recife, 2 de São Lourenço da Mata, 1 de Ipubi, no Sertão do Araripe, além de 1 novo caso  registrado em Fernando de Noronha. Este é o 2º caso registrado na Ilha – contactante do 1º caso confirmado na última sexta-feira (27.03).

Até agora, os casos estão distribuídos por 11 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

No momento, 23 pacientes estão internados, sendo 12 em UTI/ UCI e 11 em leitos de isolamento. Outros 44 estão em isolamento domiciliar e 14 já se recuperaram da Covid-19.

Recuperados – Subiu para 14 a quantidade de pacientes considerados recuperados da doença. A paciente, que teve cura clínica, é do sexo feminino, tem 97 anos e reside no Recife.

Arquipélago – Na última sexta-feira (27.03), foi confirmada a primeira ocorrência no Arquipélago Fernando de Noronha. Um homem de 48 anos, funcionário de uma empresa terceirizada, que permanece em isolamento domiciliar.

Para evitar a propagação do vírus, todos os contactantes do homem foram monitorados e colocados em quarentena, em quartos isolados e diferentes, além de serem testados. Apenas um deles testou positivo para a doença, e permanece em isolamento.

Pernambuco amplia testes – O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), anunciou nesta terça-feira (31.03), a ampliação da capacidade de testagem para a Covid-19 no Estado, possibilitando a realização de exames nos profissionais de Saúde, da rede pública e privada, que estão trabalhando diretamente com os pacientes suspeitos e confirmados para a doença, além das forças de Segurança. A ampliação vai ser possível graças à parceria entre a SES-PE e o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE), que possibilitará, inicialmente, triplicar a capacidade atual, saindo de cerca 770 para 2.170 exames por semana, a depender do envio dos kits pelo Ministério da Saúde (MS). Esse número pode chegar a 1 mil exames/dia.

“Vamos dotar o Estado da capacidade de testar mais, ampliando para além dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave internados, como é preconizado atualmente pelo Ministério da Saúde. Com essa ampliação, vamos, inicialmente, beneficiar os profissionais de saúde e de segurança, num esforço para garantir a segurança e cuidado também para esse público. A partir desta quarta-feira, iniciamos os testes juntando forças do Instituto Aggeu Magalhães aos esforços do Lacen-PE. À medida que o Ministério da Saúde enviar mais kits, vamos ampliando o número de testes realizados”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Os testes serão os mesmos já realizados atualmente pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), por meio da técnica RT-PCR, indicada para pacientes no início dos sintomas (até 7 dias) e que analisa a presença do vírus ou parte dele na amostra coletada. Os kits de testagem, nesta parceria, serão os encaminhados pelo Ministério da Saúde, que anunciou a ampliação do envio dos kits.

A vice-diretora do Instituto Aggeu Magalhães, Constância Ayres, ressaltou a importância da parceria para a valorização e ampliação da produção científica em Pernambuco. “A Fiocruz/PE vai trabalhar em quatro frentes. A primeira é um projeto de pesquisa para desenvolver um teste rápido baseado em papel que vai dar o resultado em minutos. A segunda é a questão da evolução dos genomas, dos vírus que estão circulantes aqui em Pernambuco para entendermos qual o comportamento epidemiológico e se existe variações que podem ser importantes para o enfrentamento da epidemia. O terceiro ponto é a questão do tratamento, então vamos utilizar nossa plataforma para testar novos produtos e novas drogas anti-virais que possam combater o novo coronavírus. E, por último os estudos epidemiológicos. Nós vamos tentar entender as questões sociais que interferem no desenvolvimento da curva aqui no Estado”, destacou.

Além da parceria com o Instituto Aggeu Magalhães, nesta semana, a empresa Genômika, especializada em testes genéticos e imunológicos, passa também a compor os esforços do Estado para ampliar a realização de exames pela técnica RT- PCR. Por dia, o laboratório privado vai processar 300 exames. Essa contratualização está sendo feito em parceria com o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

NÚMEROS – COVID-19

Tabela 1. Situação epidemiológica dos casos notificados para COVID-19. Pernambuco, 2020.

Confirmados Recuperados Óbitos
87 14 6

Tabela 2. Distribuição dos casos confirmados para COVID-19, segundo Região de Saúde e município de residência. Pernambuco, 2020.

Município de Residência N %
I Região de Saúde 75 86,5
Recife 57 67,5
Jaboatão dos Guararapes 6 6,9
Olinda 5 5,7
Camaragibe 2 2,3
Ilha Fernando de Noronha 2 2,3
São Lourenço da Mata 3 3,4
III Região de Saúde 1 1,1
Palmares 1 1,1

 

IV Região de Saúde 2 2,2
Belo Jardim 1 1,1
Caruaru 1 1,1
VIII Região de Saúde 2 2,3
Petrolina 2 2,3
IX Região de Saúde 1 1,1
Ipubi 1 1,1
XII Região de Saúde 1 1,1
Goiana 1 1,1
Outros Estados 2 2,3
Outro Países 3 3,4
Total 87 100,0

Tabela 3. Distribuição dos casos confirmados para COVID-19, segundo evolução. Pernambuco, 2020.

Evolução dos casos confirmados N
Recuperados 14
Internados 23
Isolamento domiciliar 44
Óbito 6
Total 87

*Dos 23 casos internados, 12 encontram-se na UTI/CTI e 11 em leitos de isolamento.

Tabelas 4 e 5. Distribuição dos casos confirmados para COVID-19, segundo faixa etária e sexo. Pernambuco, 2020.

 

Faixa etária (em anos)                  Total               

N

0 – 9 0
10-19 2
20 – 29 5
30-39 22
40-49 11
50-59 13
60-69 22
70-79 6
80 e mais 6

  Total                                               87                 

Feminino                                                                    41

  Masculino                                                                  46                          

Total                                                      87

Tabela 6. Casos confirmados para outros vírus respiratórios. Pernambuco, 2020.
Casos confirmados para outros vírus N
Influenza A 122
Influenza B 55
Influenza A(H1N1) 45
Rinovírus 6
Outros coronavírus* 4

Outros vírus                                                                                                                           3

Influenza A e B                                                                                                                      2

Total                                                                                                                                   237

*Outros coronavírus de baixa patogenicidade

Tabela 7. Casos notificados para Srag com evolução para óbito*. Pernambuco, 2020.

Negativo para Covid-19 e Influenza                                                                                   31

Negativo para Covid-19/Aguardando Influenza                                                                  5

Influenza A                                                                                                                           10

Positivo para Covid-19                                                                                                          6

Influenza B                                                                                                                                                5

Total                                                                                                                                     57

Confira em PDF  31.03_BOLETIM COVID-19_SES_PE (1)

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias/SES PE IX GERES