31° Festival de Violeiros reúne grande público na Concha Acústica de Petrolina

IMG_7963

Velhice versus mocidade, violência urbana, figuras do folclore nordestino, corrupção, problemas da vida conjugal. As temáticas podem variar bastante, mas sempre estão presentes a rima e o bom humor. Assim pode ser definida a arte do repente, apresentada em grande estilo ontem (15) no 31° Festival de Violeiros de Petrolina. Realizado pela Prefeitura Municipal e coordenado por Nataniel Cordeiro, o evento – que faz parte do São João Cultural da cidade – reuniu uma multidão de petrolinenses na Concha Acústica, Praça da Catedral, para assistir a competição animada entre os cantadores de repente.

Ao todo, 8 competidores, oriundos de diversas cidades do nordeste, afinaram a viola para disputar, em dupla, o título de melhores cantadores de repente da região. Depois de uma avaliação criteriosa da mesa julgadora, composta por professores e repentistas da cidade, o primeiro lugar da competição foi conquistado pela dupla de violeiros Ivanildo Vila Nova e Zé Cardoso.

Também foram premiadas as duplas João Lourenço e Moacir Laurentino, que ficaram em segundo lugar; Louro Branco e Zé Viola, que conquistaram a terceira posição; e os repentistas Luciano Leonel e Francinaldo de Oliveira, com o quarto lugar do Festival.

A condução do evento foi feita pelo radialista da região, Teônis Batista, juntamente com o apresentador e também repentista, Iponax Vila Nova. A plateia, que lotou a Concha Acústica, não escondia a empolgação, acompanhando com risos e palmas cada verso bem rimado.

IMG_7962

O coordenador do Festival, Natanael Cordeiro, também demonstrou grande satisfação com a realização da 31ª, e agradeceu publicamente ao prefeito Julio Lossio pela parceria e todo apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, além dos outros colaboradores.  

O secretário de desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge assunção, que acompanhou de perto todo o Festival, fez uma avaliação muito positiva do evento. “O grande público presente nesta noite de segunda-feira mostra o quanto a população local admira e valoriza a cultura regional. Conhecendo esta demanda, o prefeito Julio Lossio não mediu esforços para que o Festival acontecesse. O resultado foi um animado espetáculo cultural, onde todos os envolvidos estão de parabéns”, avaliou.

O São João Cultural continua durante toda a semana na Concha Acústica de Petrolina, sempre a partir das 19h. Nesta terça-feira, o público vai assistir as apresentações do Samba de Véio, Balé Brasílica, além de dançar muito forró com o sanfoneiro Flávio Leandro.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Ascom Sedesa / PMP