ONG Caatinga receberá prêmio em reconhecimento as ações de combate à desertificação

quintais_Foto_arquivo_Caatinga (4)

No próximo dia 17, “Dia Mundial de Combate à Desertificação”, a Ong Caatinga receberá o prêmio do Programa Dryland Champions 2015 pela ação dos Quintais Produtivos, que consiste em uma pequena área cercada localizada próximo à residência da família agricultora, a qual possui uma série de tecnologias que garantem segurança alimentar e nutricional, segurança hídrica e renda.

O certificado será entregue durante cerimônia a ser realizada na cidade de Caicó no estado do Rio Grande do Norte. Além do Caatinga, outras iniciativas serão reconhecidas pela prática de atividades de manejo sustentável de terras para o combate à degradação e à desertificação, bem como às iniciativas de convivência sustentável com o Semiárido.

A certificação é concedida pela equipe de coordenação do programa no Brasil (DCD/SEDR/MMA – Ponto Focal técnico da UNCCD), a qual identifica e seleciona projetos/programas/atividades, que poderão receber o reconhecimento e divulgação.

As práticas sustentáveis selecionadas serão também divulgadas no site da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação – UNCCD.

Quintais Produtivos

quintais_Foto_arquivo_Caatinga (2)

O Caatinga desenvolve os quintais produtivos junto às famílias agricultoras porque acredita que esta ação aumenta a capacidade de convivência com o Semiárido e manejo dos recursos naturais, principalmente nos anos de escassez de chuvas. A instituição já tem dezenas de Quintais Produtivos implantados que auxiliam ainda, no cumprimento das Metas do Milênio.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Ascom – Caatinga