Uma luz no fim do… Ou água no meio do túnel, a caminho da da barragem de Sobradinho

barragem

Uma esperança para o Velho Chico, a barragem de Sobradinho que atualmente está a beira de um colapso, registrando menos de 6% da sua capacidade de armazenamento, deverá nos próximos dias receber água que está vindo da cidade de Januária, Minas Gerais, localizada  na região do Médio São Francisco.

As chuvas no sudeste estão caindo de maneira intensa e naquela região, felizmente, o rio já está mil litros a mais que a média normal e já atinge a barragem de Três Marias com duzentos metros cúbicos pro segundo.

“Desde o dia 22 de outubro que já chove naquela região e isso é uma esperança para a barragem de sobradinho que deverá começar a receber água do sudeste e isso vai impedir que o lago de Sobradinho não chegue ao seu volume morto”, explicou o meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Mário Miranda”.

Com isso, a Chesf já pensa em aumentar a sua vazão assim que começar a  receber água do estado de Minas Gerais. As chuvas devem continuar na região sudeste até janeiro de 2016 e a previsão para que as águas cheguem a Sobradinho é de 35 a 40 dias.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Edenevaldo Alves