PSD Mulher realiza encontro para incentivar participação feminina na política em Pernambuco

PSD M

Na próxima sexta-feira, dia 28, o PSD Mulher de Pernambuco estará realizando o I Encontro Estadual de Mulheres. O evento ocorrerá no Recife Monte Hotel (a partir das 9h) com o objetivo de reunir lideranças femininas do partido no Estado e, assim, debater os caminhos viáveis para ampliar a participação da mulher na atividade política e o respectivo fortalecimento do partido nas instâncias estadual e municipal.
Fazer com que a maioria numérica das mulheres na sociedade seja proporcional à presença delas nas casas legislativas é o desafio de todos os partidos. O PSD/PE quer abrir espaço para estimular essa participação e envolver as mulheres na militância diária. Em nosso partido, a participação feminina é uma prioridade. Não queremos apenas vê-las filiadas, mas protagonistas na ação em prefeituras, secretarias e nas casas legislativas, porque reconhecemos a importância da sensibilidade e da inteligência feminina, destaca o presidente regional da legenda, deputado federal licenciado André de Paula.

O I Encontro Estadual de Mulheres também contará com a presença da coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, que presidirá o evento. Segundo ela, serão debatidos, entre outros assuntos, as ações que devem ser tomadas para aumentar a participação das mulheres no processo eleitoral brasileiro e a experiência das atuais detentoras de mandatos. Alda lembra que mais da metade das câmaras municipais tem apenas homens como vereadores. O pensamento feminino deve estar presente quando se tomam decisões que valem para todos, avalia.

Alda cita como exemplo o resultado das últimas eleições, e lembra que apesar de ter sido constatado crescimento da presença das mulheres na disputa eleitoral, ainda é baixa a representação parlamentar feminina. O número de candidatas à Câmara Federal foi de 1.765, contra 935 em 2010, com aumento de 88,77%. Mesmo assim, menos de 10% dos novos deputados federais eleitos são mulheres. Uma representação desproporcional, quando se considera que as mães, professoras, executivas, empresárias, donas de casa e trabalhadoras de todas as áreas representam 51% da população e 43,52% da força de trabalho, explica.

Em Pernambuco, o PSD Mulher é coordenado por Goretti Queiroz e contabiliza quatro prefeitas (Marlúcia Santos, de Maraial; Sandra Aragão, de Tacaimbó; Eugênia de Souza Araújo, de Betania, e Maria Sebastiana, de João Alfredo); 2 vice-prefeitas (Edna Gomes, do Cabo de Santo Agostinho e Carol Magalhães, de Palmares) e 23 vereadoras. “A atuação e a experiência das mulheres em cargos eletivos no Estado também serão debatidos no encontro”, antecipa Goretti .

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Abertura – Goretti Queiroz (coordenadora do PSD Mulher/PE).
Palestra Alda Marco Antônio (presidente do PSD Mulher) O Caminho da Política para as Mulheres.
Palestra prefeita Maria Sebastiana (município de João Alfredo) O Papel da Mulher no Executivo Municipal.
Palestra vice-prefeita Edna Gomes (município de Cabo de Santo Agostinho A Força do Movimento Popular Feminino.
Palestra vereadora Kalina Rufino (município de Bom Jardim) A Mulher e a Força do Legislativo municipal.
Encerramento presidente do PSD/PE, deputado André de Paula.

O 1º Encontro Estadual do PSD Mulher de Pernambuco, acontecerá , dia 28 de agosto, sexta-feira, às 09h da manhã no Recife Monte Hotel, na Rua dos Navegantes, 363- Boa Viagem, contatos, 2121-0909