Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos chega a Santa Filomena

JEEP-SANTA-FILOMENA

O município de Santa Filomena iniciou desde a última segunda-feira (08), as oficinas temáticas no âmbito do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o SEBRAE/PE. Para a formação pedagógica, que é direcionada aos docentes do 1º ao 9º ano, foi designado o instrutor Jorge Roseno, que já atua no município através do projeto empreender e Acolher no Araripe, na área de desenvolvimento do Turismo. O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

O projeto é realizado pelo SEBRAE através da parceria com a prefeitura local. Em regime de colaboração. Os docentes estão recebendo as diretrizes pedagógicas do projeto para aplicação nas turmas de suas respectivas unidades escolares. Santa Filomena está sendo a primeira cidade do Estado a receber a metodologia JEPP.

O JEPP

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Como funciona

A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental:

1º ano: O mundo das ervas aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

2º ano: Temperos naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

4º ano: Locadora de produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

 5º ano: Sabores de cores

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

6º ano: Ecopapelaria

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

7º ano: Artesanato sustentável

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

8º ano: Empreendedorismo social

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

9º ano: Novas ideias, grandes negócios

Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

Da redação do Blog do Emanoel Cordeiro / Por Humberto Lacerda