PLANTÃO DE POLÍCIA – TERÇA-FEIRA, 30 DE JANEIRO, 2018

FESTA DE JANEIRO DE OURICURI EM 4 NOITES, COM PÚBLICO MÉDIO DE 50.000 PESSOAS POR NOITE, POLICIA MILITAR REGISTRA COMO EVENTO MAIS SEGURO DOS ÚLTIMOS ANOSCom um público estimado de 50.000 pessoas por noite, foram registradas apenas 5 ocorrências de menor potencial ofensivo nas 4 noites de festa em Ouricuri, média de uma ocorrência por noite (desordem e vias de fato).

“O resultado é prova de um planejamento eficiente, integração das instituições, responsabilidade e empenho dos Oficiais e praças da PMPE, somado as restrições e orientações acordadas com Ministério Público, Prefeitura, através de suas Secretarias e Assessorias,  Conselho Tutelar  e Corpo de Bombeiros, postas em TAC (Termo de Ajustamento de Conduta)”, além do apoio da Segurança Privada”,  informou o Coordenador Geral da Segurança PMPE no Evento e Subcomandante do Batalhão, Major Carvalho.

O 7° BPM lançou média de 80 Policiais Militares por noite de festa, dentre Patrulhas no pátio interno, Guarnições em Bloqueios nos acessos da cidade e rondas no Quarteirão do Evento.

Revista padrão com a utilização de detectores de metais no acesso do evento e a proibição de fornecimento de bebidas em recipientes de vidro e acesso ao pátio com os mesmos, foram fatores imprescindíveis para o êxito da Operação.

A SDS disponibilizou equipe da Operação Lei Seca, antes, durante e após o evento, a qual realizou importante serviço na prevenção a acidentes de trânsito.

Parabenizamos todos os Policiais Militares do 7° BPM e hipotecados de outros Batalhões, Oficiais Coordenadores que trabalharam nas 4 noites do evento e  demais Instituições envolvidas no Plano de Segurança da Festa.

DEPOIS DA CHACINA COM 14 MORTOS, REBELIÃO DEIXA 10 MORTOS NO CEARÁ

Após a maior chacina do Ceará, que deixou 14 mortos na periferia de Fortaleza, na madrugada do último sábado, dia 27, uma rebelião na Cadeia Pública de Itapajé, também no Ceará, deixou dez detentos mortos, na manhã desta segunda-feira, dia 29 de janeiro. A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen), Cláudio Justa. Ele afirma que presidiários também morreram no conflito, mas ainda não há quantidade confirmada. As informações são do jornal O POVO.

Segundo Cláudio, a rebelião já foi controlada. “Houve troca de tiros entre os detentos em um conflito de facções decorrente da situação da chacina (das Cajazeiras) e da guerra declarada entre as duas facções”, afirmou.

Os detentos que chegaram a ficar feridos foram socorridos e levados a uma unidade hospitalar do próprio munícipio. De acordo com informações da Copen, o próximo passo será realizar a transferência dos presos de uma das facções, a que tiver em menor número na unidade, para evitar a continuidade do conflito.

Os dados confirmaram que o Estado atingiu em 2017 um número recorde de homicídios em toda a história. No ano passado, foram 5.134 assassinatos, ante 3.407 em 2016. O crescimento é de 50,7%. O maior aumento ocorreu em Fortaleza, que registrou salto de 96,4% na quantidade de homicídios. No ano passado, foram 1.978 assassinatos; em 2016, houve 1.007 registros.

A região metropolitana de Fortaleza também registrou aumento: de 801 assassinatos em 2016 para 1.292 no ano passado. O crescimento foi de 60%. Em outubro do ano passado, o Estado já havia registrado o mês mais violento da história. O ano de 2017 foi o mais violento já registrado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desde que a pasta alterou a metodologia de contagem de crimes.

PM APREENDE QUASE 700 Kg DE MACONHA QUE SERIA VENDIDA NO CARNAVAL DE PERNAMBUCO

Operações realizadas pela Polícia Militar de Pernambuco apreenderam quase 700 kg de maconha, que, possivelmente, seriam vendidas durante o período carnavalesco. O esquema operacional da PM, em parceria com o Serviço de Inteligência, realizou apreensões na cidade de Abreu e Lima, Petrolina e Recife em menos de dez dias.

A maior delas foi na cidade de Petrolina, no Sertão do Estado, onde foram recolhidos mais de 500 Kg de maconha. Além de Pernambuco, a droga seria distribuída na cidade de Juazeiro, na Bahia.

A primeira operação aconteceu quando um homem, que estava sendo investigado pela polícia, foi detido quando chegava na casa da mãe, em Olinda; ao ser abordado pelos policiais, ele confessou que estava sob a posse de 150 kg de maconha encontrada em Abreu e Lima e recolhida por agentes do 11º e 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O suspeito é um dos integrantes da quadrilha de ”Júnior Box”, temido traficante de Santo Amaro que está preso.

A maior apreensão foi feita durante a segunda operação realizada na cidade de Petrolina. De acordo com o coronel Flávio Morais, diretor da Dinter 2, responsável pela segurança de todo o Sertão pernambucano, foi preciso aguardar o melhor momento para realizar a abordagem, sendo necessário dez dias de observação do território e do suspeito para localizar a carga que continha 501.65 kg de maconha. O caminhão que portava a droga estava sob a posse de um homem que foi identificado e está sendo procurado pela polícia.

A última intervenção aconteceu no sábado (27), na Avenida Agamenon Magalhães, no Parque Amorim, área central do Recife. O major Gleibson Carvalho, subcomandante, conta que os agentes da Cavalaria da PM desconfiaram do comportamento de dois homens; um deles estava na direção do carro, e outro empurrando o veículo na tentativa de fazê-lo funcionar. A dupla se assustou com a chegada dos policiais, que fizeram a revista e encontraram mais de 23 kg de maconha dentro do carro.

DUPLA SUSPEITA DE TRÁFICO É PRESA EM LAGOA GRANDE

Na manhã de ontem dia (29), por volta das 10:30, o Graduado de Operações e a GT Sede de Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, foram informados que numa residência no bairro Estátua na referida cidade, havia uma “boca de fumo”. 

 

De imediato os PMs se deslocaram para o local indicado onde na residência de Raimundo Santos de Souza, de 51 anos, conhecido como “Coronel”, o mesmo ao perceber a viatura correu para o quintal da casa e jogou algo por cima do muro, não sendo mais localizado após as buscas. 

Ao ser indagado o imputado respondeu aos policiais que havia entorpecente na casa e mostrou o local ao lado da parede da sala onde foram apreendidos 02 (duas) sacolas plásticas contendo 2,310 Kg (dois quilos trezentos e dez gramas) de maconha pronta para o consumo, em outro canto na cozinha, coberto por uma madeira foram encontrados 01 (um) saco de náilon contendo 8,235 Kg (oito quilos duzentos e trinta e cinco gramas) da mesma erva e 01 (uma) sacola plástica com 222 (duzentos e vinte e duas gramas) de sementes da droga. 

Ainda ao ser indagado sobre a existência de arma na residência o mesmo mostrou um local ao lado do muro no quintal, onde foi apreendida uma espingarda cal.32 de fabricação Artesanal. O imputado informou que a droga e arma de fogo pertenciam a pessoa de José Eliton Farias de Siqueira, de 38 anos, e indicou sua residência, sendo o mesmo detido no local. José Eliton ao ser indagado, o imputado negou ser dono dos objetos encontrados. 

Os envolvidos, juntamente com todo material apreendido foram conduzidos a Delegacia de Plantão para adoção dos procedimentos legais cabíveis onde foram autuados em flagrante e recolhidos.

CRIANÇA DE 4 ANOS MORRE AFOGADA EM CISTERNA EM ARARIPINA

Na tarde do último sábado, dia 27 de janeiro na Vila Santa Rita 2, em Araripina, no sertão do Araripe, moradores encontraram o corpo da menor M.T.S.A, de 04 anos, dentro de uma cisterna que fica em frente da residência da família.

“Desde final da manhã do sábado que a criança se encontrava desaparecida, onde os vizinhos e familiares estava à procura, foi quando o avô que tem problemas de saúde relatou que tinha a ouvido pedindo socorro e buscou uma corda ou pau mais não retornou e que ela estava dentro da cisterna, que não adiantava está à procura dela”, relatou uma moradora da comunidade. (informações de Paulo + Notícias.

POLICIAIS DO 7º BPM PRENDEM ENVOLVIDOS POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E APREENDEM ARMA DE FOGONesta segunda-feira, 29 de janeiro, por volta das 12 horas e 30 minutos, a equipe do GATI, foi informada que teria acontecido uma tentativa de homicídio durante a madrugada, no povoado de Extrema, no município de Ouricuri-PE, onde elementos teriam tentado invadir o domicílio  de um cidadão de nome Gonzalo Rodrigues da Silva, 41 anos, solteiro, agricultor para tentar contra sua vida. Não conseguindo adentrar a referida residência fizeram vários disparos de arma de fogo, além de arremessar pedras, tendo uma delas lesionado a mão direita de um dos residentes. De posse das informações o efetivo foi até o local e prendeu os envolvidos José Ermiro Evangelista Deomondes, 35 anos, e Geovane Lopes da Silva, 22 anos, ambos solteiros, agricultores, não conseguindo localizar um terceiro identificado como José Edmilson da Silva, 22 anos. Todos os acusados eram residentes na Extrema, onde se deu o fato e em poder de Ermiro,  foi apreendido uma espingarda não industrializada tipo “soca-soca”, arma utilizada na tentativa do crime. As vítimas, acompanhadas por testemunhas, juntamente com os imputados e a arma apreendida foram apresentados à DP, onde José Ermiro e Geovane foram atuados em flagrante e aguardarão audiência de custódia. NO de n°145/2018.

Participaram da ação policial SGT Mascarenhas, CB Sabino, SD Sampaio, Advânio, Jácio e Monteiro Silva.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/PMPE/PCPE