Ouricuri está entre os 12 municípios com Projeto aprovado no concurso de práticas da Amupe

Projeto_Sementes da convivencia (1)

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Ouricuri intitulada “Sementes da convivência” foi aprovada no concurso de práticas da Amupe. O Projeto que prevê a implantação de sistemas de micro-irrigação para ajudar na produção de alimentos e forragem para os animais está entre os 12 aprovados num total de 45 municípios, com 76 práticas inscritas.

As práticas selecionadas serão apresentadas entre 23 e 25 de março durante o 2º Congresso Pernambucano de Municípios que acontecerá no Centro de Convenções, em Olinda-PE. Segundo a Amupe, as duas práticas que alcançaram as maiores notas já ocupam o primeiro e segundo lugar, mas só serão conhecidas no dia da premiação. Ao todo, três iniciativas serão premiadas.

Os Projetos foram selecionados por uma comissão formada por membros do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, Sebrae, Secretaria de Planejamento do Estado – Seplag, União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

 Projeto Sementes da Convivência

O Projeto Sementes da convivência é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ouricuri por meio da Secretaria de Produção Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente – SPRRHMA. A iniciativa consiste na implantação de sistemas de micro-irrigação, razoavelmente, simples e de baixo custo que variam entre 10 a 20 mil reais.

Quando há uma fonte de água na propriedade a Prefeitura custeia apenas o sistema de bombeamento, caixa d’água e um kit de micro-irrigação completo, quando ainda não existe a água disponível, então se faz necessário viabilizá-la, o que, normalmente se dá com a perfuração de poço profundo na localidade. Este poço perfurado também servirá para outros fins na comunidade, além de abastecer o sistema de micro-irrigação. A iniciativa já beneficia famílias do município, a exemplo do Assentamento São João, no povoado de Santa Rita.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro