FBC propõe audiência pública em Petrolina para discutir fruticultura

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) propôs à Comissão de Agricultura do Senado uma audiência pública em Petrolina, no Sertão, para discutir a questão da estiagem no Vale do São Francisco. O encontro foi agendado para o dia 10 de abril.

No dia 6 de março, o senador fez um pronunciamento sobre o tema, na tribuna da Casa. Na ocasião, ele chamou a atenção do Governo Federal e apresentou uma pauta de reivindicações entregue pelos produtores da região.

“Temos 94% dos empreendimentos de irrigação no Valo de São Francisco compostos por pequenos produtores, com até 20 hectares de terra plantados. Se não tivermos ações do Governo Federal para minimizar os efeitos da estiagem, o setor será gravemente atingido, gerando muito desemprego”, disse.

No final da semana passada, Bezerra Coelho levou a questão ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que garantiu empenho para a produção no Vale do São Francisco e confirmou a participação de representantes da pasta na audiência pública.

Região
O Vale do São Francisco está entre os maiores produtores de fruticultura irrigada do mundo, com um faturamento anual que ultrapassa os R$ 2 bilhões, sendo R$ 440 milhões resultado das exportações de uvas e mangas.

O arranjo produtivo envolve municípios de Pernambuco e da Bahia e gera mais de 240 mil empregos diretos. A indústria metal mecânica no ABC Paulista, por exemplo, emprega atualmente 150 mil pessoas, segundo pesquisa de empregos da Fundação do Sistema Estadual de Análise de Dados, a Seade.

Fonte: Folha/PE