Ouricuri adere à nucleação de escolas

secrtaria de educacaoCom o intuito de ofertar mais qualidade na educação básica das crianças do município, a Prefeitura Municipal de Ouricuri por meio da Secretaria de Educação está realizando a nucleação em algumas unidades escolares do município. A medida consiste na acomodação de alunos de comunidades rurais, em escolas próximas localizadas em povoados e na sede do município.

A ação visa aumentar a possibilidade de oferta progressiva e integrada da educação infantil (pré-escolar) e do ensino fundamental e com isso, facilitar a ação da coordenação pedagógica e racionalizar o uso de recursos; reduzir o número de escolas e salas de aula isoladas; melhorar a qualidade da aprendizagem, entre outras.

Esta ação também evitará o sistema de aulas multisseriadas que as crianças de séries diferentes precisem dividir a mesma sala e que professores tenham que trabalhar assuntos de séries distintas em uma única classe.

“O Prefeito não está fazendo isso por capricho, ele está cumprindo uma determinação do Ministério Público. A gente tem que ver a nucleação pelo ponto de vista pedagógico, pois esta nucleação está acontecendo para que o aluno possa participar de uma sala de aula com alunos de sua idade vendo os mesmos conteúdos e tendo a oportunidade de aprender melhor”, explica a Coordenadora de Projetos do município, Késia Mendes.

Ainda segundo a Coordenadora as escolas que vão receber estes alunos têm espaço suficiente para acomodá-los e a Prefeitura também tem se preocupado em ofertar a estas crianças veículos para transportá-las diariamente de casa para a escola.

Ano letivo

Em Ouricuri, o ano letivo já começou em boa parte das 170 escolas do município. As aulas foram iniciadas neste dia 23, em dezenas de unidades escolares e as demais estão passando por pequenas reformas para melhor acolher o alunado. Neste sentido, na próxima segunda-feira, 02 de março, toda a rede municipal de ensino estará funcionado regularmente.

Da Ascom PMO