OPERAÇÃO SHAMAR É VIVENCIADA COM AÇÕES E INFORMAÇÕES PELAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR

A SDS está realizando a Operação Shamar, uma ação nacional com o Estado de Pernambuco e o município de Ouricuri para informar e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e o crime de feminicídio, com início na segunda-feira dia 21, seguindo até o dia 15 de Setembro, em vários municípios, com foco em iniciativas preventivas, educativas e repressivas. A operação contempla a intensificação do policiamento, o cumprimento de mandados, a verificação de descumprimento de medidas protetivas de urgência e a realização de atividades educativas e informativas e ações cidadãs.

Em Pernambuco a ação é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da governadora Raquel Lyra eda vice-governadora Priscila Krause, através da Secretaria da Mulher com o tema “ Pernambuco Lugar de RESPEITO às Mulheres.

Em Ouricuri nesta terça-feira, 22 de agosto, a ação educativa ocorre na Praça Voluntários da Pátria com palestras, panfletagem envolvendo a Secretaria Estadual da Mulher e Secretaria de Ação Social, durante toda a manhã foram emitidos documentos de identidade, dentre outros documentos as mulheres. O prefeito Ricardo Ramos se fez presente ao evento acompanhado da primeira-dama e secretária de Ação Social Karol Barros.

Além das ações,foi montada uma logística com um ônibus itinerante servindo como delegacia móvel da Polícia Civil e um ônibus da Polícia Militar para atendimento ao público.

Nossa reportagem conversou com a delegada FABIANA LEANDRO, gestora do DPMUL – Departamento de Polícia da Mulher que detalhou sobre a ação na cidade e tratou sobre o Agosto Lilás e a Lei 11.340 – Lei Maria da Penha, confira.

Conversamos ainda com a LAYS TÂMARA, coordenadora da Secretaria da Mulher de Pernambuco que detalhou as ações vivenciadas nesta data em Ouricuri,ouça.

Lembrando que as denúncias de violência contra a mulher podem ser realizadas por meio do telefone 190 da Polícia Militar,especificamente em Ouricuri atravéz do WhatsApp 87 9 9992 – 1414 na áreado 7º BPM ou na área da 9ª CIPM (87) 9 8835-2262 ou ainda no WhatsApp da Delegacia da Polícia Civil em Ouricuri (87) 9 8877 2235.

 A Polícia Civil na região do Araripe também disponibiliza de salas especiais de Atendimento à Mulher, nas quais as vítimas podem buscar apoio e solicitar medidas protetivas. Em âmbito nacional e em 16 países, também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher 24 Horas, pelo número 180.

Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO