IF Sertão Campus Ouricuri abre inscrições para o fórum local do PPI

if

Estão abertas as inscrições até o dia 10 de junho para os oito grupos de trabalho (GT) do Fórum Local do Projeto Pedagógico Institucional ( PPI), que vai ser realizado no próximo dia 16 de junho, no câmpus Ouricuri do IF Sertão-PE.

O PPI norteia as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão para elaboração de diversos documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). As inscrições devem ser realizadas no Setor de Assistência ao Educando (SAE) até o dia 10 de junho das 7h30 às 21h30.

Serão disponibilizadas 160 vagas distribuídas em 08 eixos temáticos com 20 participantes em cada grupo de trabalho. Em cada eixo serão ofertadas sete vagas para docente, cinco para técnicos administrativos, quatro para estudantes e quatro para comunidade externa.  Outras informações com os servidores João Batista, Janaína Borges e Rodrigo Gomes.

Confira os eixos temáticos:

Inserção Regional

Descreverá a contextualização da região e de cada Campus; o contexto educacional da região e a sua relação com os arranjos regionais.

 Princípios Filosóficos Metodológicos

Descreverá a defesa da instituição pública de ensino laica, autônoma e democrática com os Direitos humanos e ambientai; assim como a Ética, a cooperação e responsabilidade a fim de transformar o mundo como sujeito histórico.

Organização Didático-Pedagógica

Descreverá sobre Organização Didática, integralização curricular, prática profissional, estágio, produções acadêmicas e científicas para uso pedagógico.

Política de Ensino

Descreverá sobre ensino e aprendizagem; compromisso com a educação profissional e tecnológica; níveis e modalidades de ensino; verticalização do ensino; Educação à distância; Educação inclusiva; Concepção de Currículo; Concepção de Avaliação; Políticas para acesso, permanência e conclusão com êxito; Programas de ensino; Protagonismo Discente; Reconhecimento e certificação de estudos

Políticas de Extensão

Descreverá sobre concepção, importância, objetivos, organização, estratégias e programas de Extensão.

Políticas de Pesquisa

Descreverá sobre incentivo à formação de grupos de PDI; à pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação (PDI); também sobre a consolidação e fortalecimento de linhas de pesquisa, grupos, núcleos e laboratórios de pesquisa, vinculados à atuação institucional; abertura aos Mestrados Profissionais e Especialização latu sensu em rede; Transferência de tecnologia das pesquisas desenvolvidas, com efetiva interação com a comunidade; Incentivo à divulgação social das pesquisas; Comitê científico e Programa de bolsas internas e externas.

Políticas de Gestão

Descreverá sobre Gestão democrática; Mecanismos de monitoramento da gestão democrática; Ouvidoria; Órgãos colegiados e Representativos; Comissões Permanentes e Organização Estudantil.

 Responsabilidade Social

Descreverá sobre Inclusão Social; Desenvolvimento econômico e social da região; Sustentabilidade-Educação Ambiental; Promoção do bem estar da comunidade.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Felipe Piauilino – Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Ouricuri