Governadores do Nordeste pedem moratória

GOVERNADORES_NE_maio_2016

Em encontro que aconteceu nesta quinta-feira, 19 de maio em Maceió, nove governadores do Nordeste assinaram uma carta ao presidente interino Michel Temer pedindo a decretação de uma moratória de 12 meses no pagamento dos juros da dívida com a União, pediram autorização para novas cartas de crédito e incluíram, dentre outras reivindicações, a reabertura do Ministério da Cultura, que foi fundido ao de Educação.

Entre os pontos debatidos durante a reunião, os governadores dos nove estados aprovaram uma moratória de um ano no pagamento dos juros das dívidas negociadas com a União. A pauta com as reivindicações será apresentada ao presidente da República, Michel Temer (PMDB). Entre os pontos debatidos os representantes pedem maior tempo para o pagamento das dívidas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Outro ponto apresentado foi a amortização das dívidas do estados e também soluções para o enfrentamento da crise econômica que atinge o país. O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), afirmou que a carta explica os pontos defendidos para que seja encontrada uma saída. “Essa carta faz parte do que entendemos como pontos fundamentais para o Brasil retomar o crescimento econômico. É fundamental que seja construída uma solução democrática para a crise atual”, afirmou o governador anfitrião.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Magno Martins