CORPUS CHRISTI – PADRE FALA SOBRE A PROGRAMAÇÃO E TREZENA DE SANTO ANTONIO NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”.

O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

Origem do Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.

O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

Em Ouricuri na paróquia Nossa Senhora do Carmo, a qual é administrada pelo padre Vicente de Paulo, (Padre Paulinho), a programação será extensa e terá início às 07 horas da manhã com a celebração de uma Santa Missa, ficando em seguida exposto o Santíssimo, à noite procissão e encerramento com Missa e bênção do Santíssimo.

Confira a programação na voz do próprio padre Paulo que também fala da Trezena de Santo Antonio, que começa na próxima sexta-feira.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro