2ª fase da campanha de vacinação contra aftosa começa em novembro

campanha_-_vacinacao_aderr

A maioria dos Estados brasileiros vai realizar a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, de 1º a 30 de novembro. A expectativa é que sejam vacinados 150 milhões de animais, informa o Ministério da Agricultura em comunicado.
Nos Estados do AC, AL, AM, CE, ES, MA, MT, PA, PB, PR, PE, PI, RN e SP, todo o rebanho bovino e bubalino deverá ser imunizado. Já na BA, GO, MS (exceto no Pantanal), MG, RJ, RS, SE e TO, além do Distrito Federal, a aplicação do dose de novembro é obrigatória apenas para os animais com até 24 meses de idade.

Devem ser vacinados animais de todas as idades. O estado de Pernambuco, pretende imunizar mais de 90% do seu rebanho que hoje é de 2,1 milhões de bovinos e bubalinos.O produtor deverá adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). A dose custa em média R$ 1,60. A vacina deve ser conservada em gelo. Para evitar o estresse dos animais, a dose deverá ser aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde.Segundo a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, quem não vacinar o rebanho sofrerá punições. “O criador que não vacina fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e ainda paga multa de no mínimo R$ 60”, explica.Pernambuco foi reconhecido nacionalmente como área livre de febre aftosa com vacinação no mês de setembro, porém o reconhecimento internacional só deve vir em maio do próximo ano.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro

Siga nosso Blog no Instagram
Siga nosso Blog no Instagram
ÉDSON GOMES EM OURICURI
ÉDSON GOMES EM OURICURI