SESSÃO DA CÂMARA DE OURICURI RECHEADA COM 7 PROJETOS DE LEI E 4 INDICAÇÕES, CONFIRA TODA A PAUTA

A pauta da sessão ordinária dessa terça-feira, 11 de outubro está intensa. Com maioria dos parlamentares na sessão, que continua a acontecer no auditório da Praça do Ceus em Ouricuri, teve início às 10h20min sob o comando do presidente da Casa, Iran Severo.

A primeira pauta apresentada foi o projeto de Lei 022/2022 oriundo do Poder Executivo que trata sobre a LOA 2023, que fixa despesas do município para o exercício financeiro de do próximo ano, projeto esse que passa por todas as comissões, onde os presidentes das comissões elegeram seus relatores, exceto os vereadores Alex Bar e Galego do Côco que faltaram a reunião.

De acordo com o presidente da câmara, Iran Severo, o anexo do projeto na íntegra encontra-se na casa e deverá ser votado em novembro.

O Projeto de Lei 023/2022 do Poder Executivo Executivo que regulamenta a reserva de faixa não edificável ao longo da rodovia de domínio público das rodovias de Ouricuri, projeto encaminhado às comissões com a eleição dos relatores.

O vereador Cícero de Euclides assumiu a presidência da Casa para a apresentação do projeto de Lei 029/2022, de autoria do vereador Iran Severo, Delvânia Sobral e Pedro Augusto, o qual dá denominação, oficializando Espaço Cultural Raimundo Jovino da Silva “Seu Mozar” que faleceu em 12 de abril de 2016 na Praça Nossa Senhora de Fátima na rua do mesmo nome.

Nos comentários, o vereador Iran Severo, residente no bairro, leu a biografia do homenageado, falou da importância do espaço na nova praça do bairro que será inaugurada dia 13 de outubro e pediu o apoio e voto ao projeto.

Fizeram uso da palavra, Devania Sobral, Massilon, Cezar de Preto, Esdras Parente e o presidente em exercício Cícero que assim como os demais, parabenizaram a iniciativa e renderam homenagens e recordações dos trabalhos de “Seu Mozar”. Ao final, o Projeto de Lei foi votado e aprovado em 1º e 2º turno.

Em seguida Iran retornou ao comando dos trabalhos e foi apresentado o Projeto de Lei 014/2022 de autoria do vereador Esdras Parente que cria o “Dia Municipal de Frei Damião” ao dia 31 de maio no calendário anual do município de Ouricuri. Os presidentes das comissões elegeram oralmente os relatores, os quais foram favoráveis, iniciando as discussões com a fala do seu idealizador Esdras que começou dizendo que o projeto não seria dele e sim de todos os parlamentares. Além de Esdras, discutiram o projeto os vereadores Massilon, Cezar de Preto, Cícero de Euclides e Alex Bar que parabenizaram a iniciativa do Projeto de Lei e relataram suas admirações a Frei Damião. Ao final o Projeto foi votado e aprovado por unanimidade no 1º e 2º turno.

O Projeto de Lei 017/2022 de autoria dos vereadores Adelucia Cleia Feitosa Delmondes, Massilon Inácio de Oliveira e Delvani da Silva Sobral, que dispõe sobre a criação da “carteira de identificação da pessoa com transtorno do Espectro Altista- CIPATEIA e órgão competente a expedição no âmbito do município de Ouricuri. Após a indicação dos relatores e a votação favorável, deu-se início a discussão com a vereadora Adelucia, em seguida, Massilon Inácio, Delvânia, (que deu detalhes sobre a validade do documento, sua expedição), Esdras Parente e Luciene Matos, sendo que alguns falara ainda da dificuldade encontrada para se conseguir um laudo com um neuropediatra e a escassez desse profissional no município. Na votação o Projeto foi aprovado por unanimidade em 1º e 2º turno.

O Projeto de Decreto Legislativo 012/2022 de autoria dos vereadores Delvani Silva Sobral e Esdras Parente, que trata-se de uma ementa, no que diz respeito a concessão de título de cidadão ouricuriense a senhora Valdilene Cabral da Silva.

Nas discussões, Esdras Parente e Delvania Sobral, que expos sobre o Decreto Legislativo 013/2022 de sua autoria que concede título de Cidadã Ouricuriense a delegada seccional da 24ª DESEC Katyanna Alencar Muniz Leite.

Na votação os referidos projetos foram aprovados por unanimidade.

O segundo expediente não aconteceu e as indicações em pauta não foram votadas devido o avanço do horário, ficando para as próximas sessões.

Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO