Sem frear a violência, SDS anuncia mudanças na cúpula da Polícia Civil

delegado

Com o índice de homicídios apresentando o pior resultado dos últimos cinco anos e crescendo também em municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu fazer novas mudanças na tentativa de frear a violência. Após trocar todo o Comando da Polícia Militar, no mês passado, agora foram anunciados novos diretores para a Polícia Civil.

O delegado Erick da Silva Lessa (foto) assumiu o cargo de diretor Integrado do Interior 1 (que abrange a Zona da Mata e Agreste). Já José Rivelino Ferreira de Morais está à frente da Diretoria Integrada do Interior 2 (responsável pelo Sertão). José Sérgio de Oliveira Moura assumiu como gestor de Controle Operacional do Interior 1. O Comando de Operações de Recursos Especiais (CORE) também terá novo diretor: o delegado Sérgio Ricardo Ferreira Vasconcelos.

Durante cerimônia de posse, no prédio sede da Polícia Civil, no Recife, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a necessidade de começar 2016 com um melhor desempenho para combater a violência. “A tranquilidade dos nove milhões de pernambucanos depende das pessoas que estão nesta sala. E o caminho para isso é a integração de todos nós, com o intuito de reduzir os índices de criminalidade do Estado”.

As mudanças acontecem em um momento difícil na segurança pública de Pernambuco. A quantidade de assassinatos neste ano já é maior que a registrada desde 2010.

Em 18 de novembro, a SDS anunciou a troca no comando da Polícia Militar. O coronel Antônio Pereira Neto foi exonerado do cargo, que ocupava há dez meses. O coronel Carlos Alberto D’Albuquerque, que fazia parte da Casa Militar, assumiu a vaga.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Edenevaldo Alves