Rio Brígida está poluído e começa a preocupar população de Exu

Os rios trazem um enorme benefício para a sociedade, e possuem grande importância para a organização da geografia do local. Porém, em Exu, o rio Brígida está sofrendo consequências negativas, pois a cada dia é despejado mais lixo nas águas do mesmo, e infelizmente ele  está se tornando um esgoto a céu aberto.

Um rio que guarda histórias maravilhosas daqueles que vivem ou já viveram em Exu, está sendo tratado como subproduto da sociedade urbana, utilizado como depósito de lixo. Os principais fatores que levam à poluição do rio são: esgotos extremamente sujos que caem diretamente no mesmo; lixos urbanos como as garrafas pet, lixo orgânico, detergentes, móveis, entre outros. Falta de conscientização da população.

Os esgotos que não são tratados possuem restos de alimento, fezes humanas, produtos de limpeza, e são diretamente jogados no nele, fazendo com que fique cada vez mais difícil a recuperação das águas poluídas. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos no rio, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes. Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão dele diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.

O fotógrafo Lello Santana registrou a atual situação do rio Brígida e postou a foto nas redes sociais. Dezenas de pessoas se mostraram preocupados com a situação e procuraram a nossa redação para levar ao conhecimento da população, para que a mesma tome consciência e pare de poluir este rio.

Fonte: Exu Notícias