Professores da rede municipal de ensino de Ouricuri iniciam curso gratuito de braile

curso braile (2)

Um grupo de professores que fazem parte da rede municipal de ensino de Ouricuri iniciou na manhã desta segunda-feira, 20, no auditório do Cerest o curso de braile. A capacitação gratuita está sendo ofertada pela Prefeitura Municipal de Ouricuri por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e tem o objetivo de capacitar os professores para acolher os alunos com deficiência visual.

O curso tem uma carga horária de 40 horas e está sendo ministrado pelos professores brailistas Milton Carvalho e Érica Alves, cedidos respectivamente pela Universidade Católica e Governo do estado. Na abertura do curso Érica Alves explicou a função do professor brailista.

Na ocasião, a Coordenadora de educação inclusiva do município, Railane Souza destacou que o curso de braile tem o intuito de preparar mais profissionais para atender os deficientes visuais do município.  “Segundo dados do IBGE têm uma grande quantidade de pessoas cegas em Ouricuri e, nós queremos localizar essas pessoas e trazê-las de volta à sala de aula. Desde que a gente entrou a gente busca ter esse olhar de incluir todas as pessoas e o Prefeito está dando total apoio para isso. Estou muito feliz de ter uma gestão sensível a esta causa”, salientou.

O curso de sistema braile abordará a escrita, manuseio de impressoras de braile, símbolos fundamentais do braile, leitura e outros assuntos relacionados. Para a Coordenadora pedagogia da escola do povoado de Santa Rita, Maria Leir, esta é a oportunidade de fazer a diferença na inclusão das pessoas.

 Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro