Prefeitura de Santa Filomena distribui 55 mil raquetes de palma forrageira

RIVALDINOJá está à disposição dos pequenos produtores da Agricultura Familiar do município de Santa Filomena, no Sertão do Araripe, 55 mil raquetes de palma forrageira resistente a cochonilha de carmim. O material serve como semente a ser plantada e ter a área expandida no município de Santa Filomena.

Trata-se de uma parceria entre a secretaria de Agricultura da prefeitura de Santa Filomena e o IPA, órgão do Governo do Estado. “A palma já se encontra à disposição de todos os criadores que tiverem interesse no plantio. Basta ir à secretaria de Agricultura para receber”, informou o secretário Rivaldino Reis (foto), acrescentando que essa é uma ação da prefeitura para incentivar a cadeia produtiva da caprino-ovinocultura e da bovinocultura do município.

Parceria com a Codevasf – Com uma boa relação de trabalho e presença firme no campo, Rivaldino Reis informou que a prefeitura, através da secretaria de Agricultura, estará entregando nos próximos dias, 73 quites para produção na apicultura, também beneficiando agricultores familiares. “Fiquei alegre por essa parceria com a Codevasf porque o município de Santa Filomena tem vocação apícola, mas nunca teve a oportunidade que realizar trabalho nesse setor e agora estamos firmando essa parceria”, disse Rivaldino Reis.

Cada quite é composto por 20 caixas, 40 colmeias, 01 macacão, 01 fumigador, botas e luvas.

150 mil alevinos – Com intuito de ofertar alimentos, oportunidade de trabalho e renda das famílias da Agricultura Familiar, o município de Santa Filomena firmou parceria com a Codevasf para refazer a distribuição de alevinos nos açudes de todo o município. Como é do conhecimento de todos, em abril de 2014, durante a Caprinofiló foram distribuídos mais de 150 mil alevinos nos açudes. Como este ano tem chovido bastante e os açudes estão com bom volume de água, o prefeito Gildevan Melo (PSD) foi recebido em audiência pelo superintendente da Codevasf, João Bosco Lacerda, entregou ofício e assegurou a liberação de mais 150 mil alevinos. O superintendente assegurou ao prefeito que nos próximos dias será feita a distribuição no município. O secretário Rivaldino Reis disse ainda que quem tiver interesse no peixamento do açude em sua propriedade pode se dirigir até a secretaria municipal de Agricultura.

Da redação do Emanoel Cordeiro