Plantão de Polícia Quinta-feira, 05 de novembro, 2015

PLANTAO

Operação da PF e da Receita Federal, tem alvos em Petrolina PE e Juazeiro BA

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (5) uma operação para combater uma quadrilha suspeita de desviar mais de R$ 90 milhões de recursos públicos, sonegar R$ 85 milhões em tributos e lavar dinheiro, por meio de entidades supostamente sem fins lucrativos, qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Dez mandados de busca e apreensão serão cumpridos nas sedes das organizações e nas residências dos envolvidos e em um escritório de contabilidade.

A Operação Infecto acontece simultaneamente em Salvador, Juazeiro, Jacobina, Valença e Petrolina, em Pernambuco. Também participam da operação a Receita Federal do Brasil, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal.

Os ativos financeiros em nome de integrantes da quadrilha foram bloqueados por ordem da Justiça Federal.

A Delegacia da Receita Federal, em Feira de Santana, percebeu inconsistências no recolhimento de Imposto de Renda Retido Na Fonte (IRRF) relacionado a pagamentos de salários constantes de termos de parceria, firmados entre um determinado grupo de OSCIP e algumas prefeituras do estado da Bahia.

As investigações, então, tiveram início para fiscalizar a atuação da organização criminosa junto às prefeituras, a Controladoria-Geral da União nos municípios de Barreiras, Ipirá, Quixabeira, Uauá e Valença.

Esses locais haviam firmado termos de parceria com as OSCIP investigadas e demonstrou a contratação irregular das entidades, o superfaturamento dos valores cobrados e o consequente desvio de recursos das áreas da Saúde e Educação, além da falta de recolhimento das verbas previdenciárias nestes municípios.

A PF identificou a atuação de dois grupos bem definidos voltados à atuação de OSCIP em parceria com diversas prefeituras na Bahia e em outros estados.

Entre 2010 e 2015, a organização criminosa conseguiu cooptar e gerenciar pelo menos 10 entidades qualificadas como OSCIP, que serviram de instrumento para as fraudes e desvios. Entre as OSCIP que vêm sendo utilizadas no esquema destacam-se as seguintes: Cecosap, Inat, Isade, Ises, ITCA, ISO e Idepe.

PRF divulga balanço das Operações “Finados e Duas Rodas” em Pernambuco

Foram concluídas na última segunda-feira (02), as operações Finados e Duas Rodas da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco. Durante quatro dias, foram registrados 55 acidentes nas rodovias federais do estado, com 44 feridos e cinco mortes. No ano passado o feriado caiu em um domingo, mas considerando o período entre a sexta-feira (31/10/14) e a segunda (03/11/14), foram registrados 79 acidentes, com 34 feridos e quatro mortes.

Apesar da grande fiscalização no transporte de romeiros realizada pela PRF no Agreste e no Sertão do estado, o acidente mais grave aconteceu na madrugada do dia 02 de novembro, um caminhão irregular que voltava de Juazeiro do Norte, no Ceará, ele seguia pela BR 316 com destino a Carira, em Sergipe, quando se envolveu em uma colisão lateral com outro caminhão que transportava cerâmicas, deixando quatro pessoas mortas e cinco feridas. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Álvaro Ferraz, em Floresta.

Durante as operações, foram fiscalizadas 4391 pessoas e 4076 veículos, sendo emitidas 1481 autuações por diversas irregularidades, sendo 104 por ultrapassagens em local proibido, 58 pelo não uso do cinto de segurança, 23 pela falta de capacete e 16 pela ausência da cadeirinha no transporte de crianças.

No enfrentamento à embriaguez ao volante, foram realizados 964 testes com o bafômetro, sendo autuadas 41 pessoas e preso um motorista sob efeito de álcool. As ações também contaram com o apoio do Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Polícia Militar e Polícia Civil, através de blitzes da operação Lei Seca.

A operação Duas Rodas, que teve como foco coibir irregularidades no uso de motocicletas, foi realizada pela PRF no Agreste do estado, sobretudo em Garanhuns e cidades vizinhas. Durante o feriado, foram fiscalizadas 1.091 pessoas e 978 veículos, sendo recolhidas 74 motocicletas e emitidas 441 autuações por diversas irregularidades, como a falta de capacete e de documentação, ausência de equipamentos obrigatórios, placas ilegíveis e até o transporte de uma arma e de aves silvestres. Além disso, três veículos que possuíam restrição por roubo/furto e nota fiscal adulterada foram recuperados durante a fiscalização.

Quadrilha explode  cofre de banco na Bahia

Ação ocorreu por volta das 2h40 e ninguém ficou ferido. Bandidos fugiram.

As únicas agências bancárias da cidade de Biritinga, nordeste do estado, foram alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (5). As unidades do Bradesco e do Banco do Brasil tiveram os caixas eletrônicos e o cofre explodidos, respectivamente, por volta das 2h40, e ficaram destruídas.

Segundo a Polícia Civil, cerca de 15 homens chegaram às agências, localizadas no centro da cidade, em dois carros e chegaram disparar tiros para cima durante a ação. Os criminosos conseguiram levar uma quantia de dinheiro ainda não estimada.

Quando a viatura policial chegou ao local, os criminosos já haviam fugido. A polícia suspeita que os assaltantes tenham fugido em direção à cidade de Nova Soure. Ninguém ficou ferido na ação.

Três adolescentes arrombam estabelecimento pelo telhado

Três adolescentes, de 13, 15 e 16 anos de idade, foram detidos na noite da terça-feira (03) no Centro da cidade de Exu, no Sertão pernambucano. Eles são suspeitos de terem furtado um estabelecimento comercial de equipamentos eletrônicos.

Os garotos invadiram o local pelo telhado e foram localizados através de informações dadas à Polícia Militar. Com eles, a PM encontrou 11 celulares, dois óculos, MP3, máquina de cortar cabelo, além de camisetas, relógios e outros produtos.

Os adolescentes foram encaminhados, juntamente com os responsáveis, para a delegacia de Polícia Civil em Ouricuri.

Homicídio, ex presidiário é retirado a força de casa e morto em Trindade

Três homens assassinaram um ex presidiário na noite da última terça-feira, 03 de novembro, ele estava em casa e foi forçado a entrar em um carro com os 3 homens, o corpo da vítima, conhecido na cidade como Xidunga, foi localizado na manhã dessa quarta-feira, um dia após, no sitio Lagoa das Baraunas na zona rural de Trindade, com marca de tiros na cabeça, costa e nádegas. A Polícia militar ainda não identificou os autores do crime, a polícia civil está investigando o caso

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro