Pernambuco terá um dígito a mais nos números de telefones celulares

No Maranhão, telefonia adotará nono dígito a partir deste domingo (Foto: Reprodução)

Os números dos telefones celulares com código de área 87, de Pernambuco, vão ganhar o nono dígito a partir do dia 31 de maio de 2015. O aviso com o cronograma de adoção do nono dígito foi publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Diário Oficial da União. A partir do dia 31 de maio, o dígito nove será acrescentado à 

A mudança é obrigatória e acontece automaticamente em todos os números de celular com o DDD do Estado. 

De acordo com a agência, até 40 dias após a mudança, as ligações com oito dígitos serão completadas para adaptação das redes e usuários, e gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.

Além de Pernambuco,os estados de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, também terão a adoção do nono dígito em 31 de maio. Segundo a Anatel, a mudança nos códigos de acesso do serviço móvel pessoal visa aumentar a disponibilidade de números de celulares e atender à crescente demanda de novos usuários no Brasil. Atualmente, o nono dígito já foi implantado nos estados de São Paulo (DDDs 11 a 19), Rio de Janeiro (21, 22 e 24), Espírito Santo (27 e 29), Amapá (96), Amazonas (92 e 97), Maranhão (98 e 99), Pará (91, 93 e 94) e Roraima(95).

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro