Patrulha Ambiental participa de reunião do Conselho da Pastoral de área da Igreja Católica em Ipubí

Logo Patrulha Ambieltal AraripeA Patrulha Ambiental Itinerante participou da reunião do Conselho da Pastoral de Área (CPA) realizada no dia 01 de abril no distrito de Serrolândia, distrito de Ipubi – PE.

Patrulha ambientalA reunião presidida pelo Padre Fábio Júnior teve a presença das seguintes Paróquias representadas por seus respectivos Padres, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Dores, Paróquia de Bom Jesus do distrito de Nascente, a Área Pastoral Nossa Senhora das Graças de Bom Jesus do Araripe (Rancharia), Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Ipubi, e a Área Pastoral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Paróquia Sagrada Família, Trindade e a Paróquia São Pedro Apóstolo de Barra de São Pedro, distrito de Trindade – PE.

O tema abordado na reunião foi a campanha da fraternidade 2017, “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”. A Patrulha Ambiental abordou a temática “Desmatamento e o Código florestal” conforme solicitado pelos organizadores da reunião.

A equipe da Patrulha Ambiental aprofundou-se no tema sugerido, onde foi aberto espaço para questionamentos pelos participantes, que após indagações informaram os crimes ambientais ocorridos na região e possíveis soluções para amenizar o desmatamento e, consequentemente, tentar reverter a devastação ora ocorrida.

A lei 12.651/12 (Código Florestal) protege a Flora da caatinga e de outras regiões, tornando crime o desmate de sua vegetação sem a devida licença pelos órgãos competentes, e com alguns agravantes dependendo da espécie como é o caso da Baraúna, Aroeira entre outras.

O Grupo Patrulha Ambiental se solidariza com a campanha e se põe à disposição de eventuais trabalhos ligados à campanha e à preservação Ambiental e ações voltadas à sustentabilidade e a responsabilidade sócio ambiental com a preocupação e o compromisso permanente na defesa do Meio Ambiente, tendo a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro