NUVEM CUMULONIMBUS, FORMADORA DE TORNADOS, É REGISTRADA EM PADRE MARCOS PI; FENÔMENO É PERIGOSO DIZ ESPECIALISTA

Um fenômeno meteorológico considerado muito perigoso, conhecido como, cumulonimbus, uma nuvem escura em formato de tornado foi vista na cidade de Padre Marcos – PI, na tarde desta sexta-feira, 05 de março.

Considerada uma das mais perigosas que existe, por estar associada aos temporais e até mesmo à formação eventual de tornados, a nuvem em formato de funil foi registrada pelo Diretor Geral do Portal InfoNewss, Mateus Ribeiro.

Mateus conta que estava trabalhando na cidade, quando percebeu a formação estranha da nuvem e rapidamente fez o registro. “Presto assessoria de comunicação no município, e em um desses trabalhos diários tive a oportunidade de fazer o registro dessa nuvem, que no momento estava muito bonita.” Comentou.

O comunicador informou que o fato ocorreu por volta de 16h52min, e disse que aconteceu muito rápido. “Primeiro se formou uma chuva coisa que tem sido normal por aqui, mas logo em seguida desmanchou, e pouco tempo depois uma nuvem bastante estranha começou a se formar, só que de uma forma muito rápida”, contou.

O climatologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Mamedes, esclareceu que tratou-se de um fenômeno perigoso, por haver indícios de um tornado.

O especialista enviou fotos do estado do Piauí no mesmo momento em que a foto foi registrada, e afirmou realmente se tratar de uma nuvem cumulonimbus. “Pelo registro da foto é possível ver a nuvem cumulonimbus com uma formação de funil, mas, como não há indícios de que a nuvem tenha tocado o solo ou registro de destruição na região, não é possível afirmar com certeza que se trata de um tornado.” Disse.

Mamedes explicou ainda, que as ocorrências desse fenômeno é mais comum dos que as pessoas imaginam, tanto no nordeste quanto no restante do país. “O fenômeno ocorre quando o ar desce na atmosfera e forma pequenos bolsões, que podem ser associados a mamas ou seios, por isso o nome Mammatus.” Concluiu.

O fenômeno meteorológico foi divulgado pelo Portal InfoNewss nas redes sociais, pelo Instagram e Facebook, e rapidamente obteve o alcance de mais de 30 mil pessoas, entre visualizações, comentários e curtidas.

Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS/InfoNews