MESÁRIA E 46 ELEITORES SÃO DETIDOS EM DIA DE VOTAÇÃO NO GRANDE RECIFE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) registrou, em Paulista, no Grande Recife, a detenção de ao menos 46 eleitores que estavam praticando crime de boca de urna e descumprindo a recomendação de não realizar aglomeração áreas de votação. As informações foram divulgadas às 15h16 deste domingo dia 29 de novembro, momentos antes do fim do pleito. Uma mesária também foi detida.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou, segundo balanço parcial, 15 ocorrências até o meio-dia, somando a cidade e a capital pernambucana.

Ainda segundo o Ministério Público, a mesária foi flagrada em uma seção eleitoral da Escola Estadual Maria Alves Machado, na 114ª Zona Eleitoral, “orientando os eleitores a votar em um dos candidatos”.

O Ministério Público informou também que ela teve a prisão solicitada por meio das promotoras eleitorais Rafaela Melo e Julieta Batista e foi encaminhada a uma delegacia.

Segundo a Polícia Civil, a mesária, de 51 anos, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por boca de urna e vai responder ao processo em liberdade.

Além disso, foi identificado um homem realizando boca de urna, com distribuição de santinhos e dinheiro para eleitores, apontou o Ministério Público. Ele também foi encaminhado à delegacia para assinar TCO e ser liberado.

A promotora Christiana Ramalho Leite, informou o balanço parcial do MPPE, acompanhou a detenção de 20 eleitores na Escola Gil Peres, no bairro de Pau Amarelo, suspeitos de boca de urna, por volta das 11h. Eles foram colocado em um micro-ônibus e encaminhados a uma delegacia.

Sobre as detenções por causa de boca de urna e aglomerações, o MPPE disse que as ações ocorreram na 146ª Zona Eleitoral.

Os promotores apontaram que “as pessoas estavam aglomeradas, uniformizadas e realizando boca de urna em frente a colégios eleitorais”. O MPPE informou que “vai fazer a qualificação de cada um e abrir um inquérito no âmbito eleitoral.

Ainda em Paulista, a promotoria de Justiça Eleitoral da 12ª Zona Eleitoral informou que vai vai realizar a representação à Justiça por propaganda irregular contra o candidato Francisco Padilha. Segundo o MPPE, houve “derrame” de santinhos em diversos locais.

Também na 146ª Zona Eleitoral, ocorreu a apreensão de veículo que estava realizando transporte irregular de eleitores. O caso aconteceu na Escola Maestro Nelson Ferreira, informou o Ministério Público.

A Secretaria de Defesa Social atuou, de 0h até o meio-dia deste domingo (29), em 15 ocorrências para apurar denúncias de crimes eleitorais, sendo 13 no Recife e duas em Paulista, sendo a maioria delas referente a bocas de urna e carreatas. Não foram divulgados detalhes das ocorrências.

O planejamento operacional da segurança pública de Pernambuco para o 2º turno das Eleições Municipais 2020 em Pernambuco trouxe o reforço de 7.485 postos de trabalho, entre policiais militares, civis, científicos, bombeiros, servidores da Corregedoria, Operação Lei Seca e da própria SDS.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias/G1 PE