Em Audiência Pública, deputados confirmam emenda de mais de 1 milhão de reais para recuperação do Açude do Tamboril em Ouricuri e mais de 200 mil em horas máquinas

DSCN2431

Ao som do cantor Leonardo Moura, aconteceu na tarde dessa última sexta-feira, dia 01 de abril, em frente a Associação da comunidade do Tamboril na zona rural de Ouricuri. A audiência foi convocada pelo Conselho Gestor do Reservatório Açude Engenheiro Camacho, popularmente conhecido como Açude do Tamboril, que está praticamente seco e nunca recebeu uma revitalização.

DSCN2397

A muito tempo o Conselho tenta articular uma limpeza para o manancial que já foi responsável por fornecer água à cidade de Ouricuri e deu proventos para os agricultores que cultivavam frutas e verduras na região.

DSCN2396

Hoje totalmente seco, o açude necessita de uma limpeza total, para estar pronto para receber água no período chuvoso.

Estiveram presentes a Audiência Pública, moradores da região, do entorno do manancial, representantes de associações de moradores, a exemplo de Antonio da Silva Alencar, popular Sitonho, da Associação do Tamboril, das associações rurais da Chapada do Tamboril, Íris Maria da Silva, do sitio Cancelas Gilvanir Maria da Silva Lima, além do representante do STR, Roberto Silva Alencar, do IPA, Fernanda Correia, do Empório Caetés, Josivânia de Lima Gonçalves, do Caatinga, Paulo Pedro, do DNOCS, Pedro Pereira, do IBAMA, Antonio Alencar Sampaio, do IF Sertão, Cleiton Ramiro, representante da igreja Católica, o Frei Jorge Emanoel, (Frei Maninho) e a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Maria Auxiliadora da Silva.

DSCN2425

Todos fizeram uso da palavra, relatando a importância do manancial para o município de Ouricuri e cobraram empenho dos parlamentares e demais políticos ali presentes. Em seguida o poeta Juarez Nunes se apresentou recitando um poema sobre o Açude do Tamboril. Ainda se apresentou o cantor e compositor Elmo Oliveira.

Na última chamada de composição da mesa, foram convidados o vereador Cicero de Euclides, que também é vice presidente do Conselho, os vereadores Dida e Elias Mendes, o representante do deputado federal Silvio Costa, Juarez Saraiva, o empresário Assis Júnior, Agamenon Mathias, representando o deputado federal João Fernando Coutinho, o empresário Raimundo Coelho, Petronilo Mendes, o ex deputado Raimundo Pimentel, o deputado Miguel Coelho, que representou seu pai o senador Fernando Bezerra Coelho e o tio Fernando Filho, deputado federal, a deputada estadual Socorro Pimentel, esses dois últimos, asseguram ter garantido por meio de emenda parlamentar, R$ 200 mil reais em hora/máquinas para serem aplicadas na recuperação do açude.

DSCN2402

Duas emendas de R$ 500 mil reais foram confirmadas por parte de Fernando Filho e Fernando Bezerra Coelho, o que arrancou aplausos do público presente.

O prefeito Cezar de Preto, também presente ao evento, assegurou o apoio logístico da prefeitura com seu maquinário para colaborar com a obra de recuperação do açude e relembrou suas viagens a Recife em busca de recursos para a revitalização do Engenheiro Camacho e disse que está a disposição para pressionar e desenrolar o mais rápido possível o início da obra.

Centenas de pessoas estiveram no local, em frente a associação e a Escola Municipal José Izídio Lopes, desde as 15 horas, aguardando a audiência.

Ao final, o vice presidente do Conselho Gestor, o vereador Cicero de Euclides e a presidente Maria Aurineide, se dizendo satisfeitos e com o sentimento do deer cumprido, agradeceram a presença de todos, incluindo os deputados, vereadores, empresários, políticos  o prefeito Cezar de Preto, além da imprensa que deu cobertura ao evento a exemplo da rádio Liberal FM e do nosso Blog.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro