ELEMENTOS ARMADOS INVADEM IGREJA, MATAM CERCA DE 50 FIEIS E DEIXAM VÁRIOS FERIDOS

Um grupo armado invadiu uma igreja católica na região de Ondo no sudoeste da Nigéria e matou pelo menos 50 fieis, informaram o governo e a polícia nigeriana.

O ataque criminosos ocorreu durante a missa matinal na igreja de São Francisco em Owo, região onde os ataques jihadistas e de grupos criminosos não são comuns.

“Ainda é cedo para dizer com precisão quantas pessoas morreram, mas muitos fieis perderam suas vidas e muitos outros ficaram feridos”, disse à APF, Ibukun Odunlami, portavoz da polícia da região de Ondo.

Ainda não se tem informações da autoria do atentado ou a motivação.

A cerca de 12 anos, a Nigéria vem sofrendo uma insurreição jihadista no nordeste do país, enquanto grupos criminosos praticam sequestros envolvendo grande quantidade de pessoas no noroeste e grupos separatistas operam no sudoeste do país.

O presidente Muhammadu Buhari condenou o ataque chamando-o de hediondo . A identidade e motivo dos invasores não ficaram imediatamente claros.

A mídia local disse que elementos armados atiraram contra os fieis e detonaram explosivos na igreja. Entre os mortos estão mulheres e crianças.

O país mais populoso da África testemunhou ataques e sequestros para resgate por gangues armadas, principalmente no noroeste. Tais ataques são raros no sudoeste da Nigéria.

Um porta voz da polícia de Ondo, disse que houve um incidente na igreja na igreja católica de São Francisco e nas próximas horas a polícia emitirá uma declaração sobre o ocorrido.

O governador de Ondo, interrompeu uma viagem a capital Abuja e retornou à cidade após o ataque e em comunicado disse que não medirá esforços para identificar e punir os criminosos.

Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO/ITABERABA NOTÍCIAS/G1/IMAGEM: NOTÍCIA PLUS 7