CISAPE ARTICULA AÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DO SIM MUNICIPAL  

O CISAPE (Consórcio Intermunicipal do Araripe) está trabalhando fortemente na implantação do SIM é o serviço público de inspeção, responsável pela fiscalização dos produtos de origem animal, definida pela Lei 1.283/501 no Art. 1º que diz: É estabelecida a obrigatoriedade da prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, de todos dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, sejam ou não adicionados de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito.

Um serviço que deve ser vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura visando promover a saúde pública e a segurança alimentar, no abate de animais e seus produtos; do pescado e seus derivados; do leite e seus derivados; também ovos e seus derivados; mel e cera de abelhas e seus derivados. A fiscalização começará na propriedade rural e nas unidades de processamento pelas Secretarias municipal e estadual. Já a inspeção nos estabelecimentos de comércio é uma função dos órgãos de saúde pública, por meio da vigilância sanitária.

As discussões sobre o assunto avançaram, envolvendo todas esferas interessadas, para que em breve o projeto seja regulamentado conforme o padrão exigido pelos setores, no entanto, as análises técnicas continuam e a equipe do Consórcio está em atividades.

“Estamos muito animados com a implementação do selo, este certificado vai oportunizar uma cadeia produtiva, possibilitando uma comercialização nos 13 municípios, onde a gente possa estar comercializado produtos produzidos na nossa região, e estes serão produtos garantidos, dentro das condições de higiene sanitária, atestado por técnicos competentes que vão oportunizar, ser vendido de forma segura, de forma legal”, disse Nininho Carvalho, presidente do Cisape.

A próxima reunião sobre o SIM Araripe trará um debate amplo sobre os benefícios que a conquista poderá proporcionar à região do consorciados.

Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO/Assessoria de Comunicação / Cidinha Medrado