Campus Ouricuri se fará presente no XXI Congresso Brasileiro de Apicultura e VII Congresso Brasileiro de Melipo

arte

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), do IF Sertão – PE campus Ouricuri, participará do XXI Congresso Brasileiro de Apicultura e VII Congresso Brasileiro de Meliponicultura no período de 04 a 07 de maio em Fortaleza – CE. A Instituição será representada pelos docentes João Paulo de Holanda Neto e Társio Thiago Lopes Alves, bem como por sete alunos do curso técnico em Agroindústria e curso superior em Química, os quais apresentarão seis resumos simples.

O evento será composto por seis palestras Magnas com participação de todos os congressistas, abordando temas de interesse geral do segmento; 16 Workshops; 16 minicursos, além de eventos paralelos inerentes ao Setor, tal como a Feira de Produtos Apícolas e Meliponícola. Ressalte-se que o público-alvo do evento são Apicultores, Meliponicultores, Pesquisadores, Empresários, Estudantes, Ambientalistas, Técnicos, Professores, enfim, consumidores de mel e simpatizantes das abelhas.

O coordenador do NUPEA, Társio Alves, relata que o evento proporcionará o maior envolvimento dos alunos com atividades científicas (apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, minicursos) e mercadológicas, contribuindo para a formação profissional desses futuros profissionais. O professor enfatiza que todos os trabalhos científicos que serão apresentados no evento pelos representantes do IF Sertão – PE, são frutos das atividades cotidianas desenvolvidas pelos alunos no NUPEA.

A seguir, os títulos dos resumos que serão apresentados:

Atividades comportamentais da espécie Mellipona fasciculada no Instituto Federal do Sertão Pernambucano no munícipio de Ouricuri.

Comportamento de entrada e saída de abelhas da colmeia da espécie Scaptotrigona sp. (TUBI) no meliponário didático do Instituto Federal do Sertão Pernambucano no munícipio de Ouricuri.

Comportamento de pastejo da Mellipona rufiventris no meliponário do Instituto Federal do Sertão Pernambucano em Ouricuri.

FORÇA DE TRABALHO DA ABELHA URUÇU VERDADEIRA (Melipona scutellaris) EM MELIPONÁRIO NO SERTÃO DO ARARIPE

IMPLANTAÇÃO DO MELIPONÁRIO DIDÁTICO–CIENTÍFICO IRINEU RENATO BARBOSA NO SERTÃO DO ARARIPE PERNAMBUCANO

O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DA APICULTURA NO MUNICÍPIO DE OURICURI- PE.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Felipe Piauilino-Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus-Ouricuri