Câmara de Santa Filomena aprova Lei de Gestão Democrática nas Escolas – Escolha de gestores por voto

Câmara Santa Filomena PE Sessão estraordinaria 18.11.160

O Poder Legislativo de Santa Filomena, num ato que envolveu a política e os interesses sociais da população filomense pela democratização da gestão profissional nas escolas municipais, aprovou em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores, na tarde da última sexta-feira, dia 18 de novembro, o Projeto de Lei 07/2016 que Regulamenta a Gestão Democrática na Escolha dos Gestores das Escolas Públicas Municipais.
O Projeto assinado pelos vereadores Adelvan da Silva Damasceno, Francisco Wallace Diniz Mororó e Francisco Ediclécio Freitas Santos, foi aprovado por 5 (cinco) votos dos autores do projeto e mais os votos dos vereadores Sebastiana Luiza Coelho, Jussiana Maria Castro Rodrigues e Erislan Pereira de Souza. Os vereadores da atual oposição Cleomatson Coelho de Vasconcelos, Geandro Coelho de Vasconcelos e Valdir Teixeira Delmondes, abstiveram-se de votar na Lei 07/2016.
Com a nova Lei, fica determinado ao Poder Executivo Municipal, realizar eleições a cada 02 (dois) anos, para escolha dos gestores escolares (diretor e diretor-adjunto), através de votação direta e secreta, por votos de professores efetivos, exercendo atividades escolares e todos os demais servidores efetivos, lotados na respectiva escola, alunos matriculados na unidade escolar com mais de 12 anos e os pais ou responsáveis por esses alunos.
Só poderão candidatar-se aos cargos de diretor e diretor-adjunto, professores efetivos que exerçam atividade de magistério na respectiva escola.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Blog Santa Cruz 24 horas