AVIÃO MONOMOTOR CAI E 2 AGENTES DA POLÍCIA FEDERAL MORREM EM MINAS GERAIS; 1 TERCEIRO TRIPULANTE SOBREVIVEU

Dois agentes da Polícia Federal (PF) morreram na queda de avião no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), na tarde desta quarta-feira, 6 de março. Eles foram identificados como sendo GUILHERME DE ALMEIDA IRBER, de 44 anos, e JOSÉ DE MORAES NETO, um mecânico que estava bordo identificado como WALTER LUÍS MARTINS, conseguiu sobreviver e foi socorrido para o Hospital João XXIII na capital mineira.

Vídeos compartilhados nas redes sociais indicam que o avião caiu logo após ter decolado do Aeroporto da Pampulha e pegou fogo com o choque. A aeronave era um Cessna 208B, prefixo PR-AAB, fabricado em 2001, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro.

As identidades das vítimas foram confirmadas pelo Sindicato dos Policiais Federais no estado de Minas Gerais e pela própria corporação. “A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos e o desejo de que encontrem conforto nesse momento de dor”, escreveu a entidade, em nota.

Ambos eram comandantes de aeronaves e agentes da PF lotados na Coordenação de Aviação Operacional da Diretoria-Executiva da Polícia Federal.

IRBER estudou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e se mudou para Brasília em 1995. Durante sua vida, morou em cidades como Salvador (BA), Rio Branco (AC), Cucuí (AM) e Goiânia (GO), segundo informações da rede social dele.

O avião chegou a decolar, mas logo em seguida perdeu altitude e caiu na área lateral da pista. As informações iniciais do Corpo de Bombeiros é que um terceiro ocupante da aeronave sobreviveu e foi socorrido.

A PF também lastimou a tragédia. “A Polícia Federal já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente, envolvendo a aeronave Cessna Caravan 208B, e enviará nas próximas horas peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações. A Polícia Federal se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e decreta luto oficial de três dias”, salienta. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, foi ao local do acidente para colher informações sobre o que levou à queda do avião, que ficava no hangar da corporação em Brasília.

Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO