PF PRENDE EM JOÃO PESSOA UM DOS MAFIOSOS MAIS PROCURADOS DA ITÁLIA

A PF (Polícia Federal) deteve nesta segunda-feira, 24 de maio, ROCCO MORABITO, conhecido como “o rei da cocaína de Milão” e apontado pelas polícias da Europa e da América do Sul como um dos principais líderes da máfia italiana ‘Ndrangheta.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o mafioso ROCCO MORABITO foi localizado e detido em um quarto de hotel em João Pessoa. Com ele, havia outros dois estrangeiros. Um deles, também italiano, é foragido da Justiça.

Ele era considerado o segundo criminoso mais procurado da Itália. ROCCO MORABITO é tido pela polícia italiana como um dos mafiosos mais violentos do país desde o final dos anos 1980. Ele era acusado de comandar a logística da exportação de cocaína de São Paulo para Milão, no norte da Itália.

Depois de 23 anos foragido da Justiça, o mafioso foi detido em setembro de 2017 no Uruguai. Em junho de 2019, porém, ele fugiu da prisão com dois brasileiros e um argentino. À época, ele estava prestes a ser extraditado do Uruguai para a Itália.

No Brasil, ele comandava as negociações de cocaína para a ‘Ndrangheta junto ao PCC (Primeiro Comando da Capital) com apoio do jordaniano WALEED ISSA KHAMAYIS, que está preso na Turquia.

O mafioso é condenado na Itália a 30 anos de prisão, por quatro crimes cometidos naquele país. A prisão foi feita em parceria com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e a polícia italiana.

De acordo com a polícia italiana, também participaram da investigação o FBI e a DEA, órgãos norte-americanos. Aqui, a prisão foi efetivada em cumprimento a mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS/Notícias R7