Natural de Ouricuri, no Sertão do Araripe, em Pernambuco, o jovem Gustavo de Oliveira Lima, de 17 anos, foi um dos selecionados para participar do Projeto Empatia 2025, iniciativa da edtech brasileira Edify Education voltada à formação de jovens líderes em temas relacionados à emergência climática e sustentabilidade. Mais de 8 mil estudantes de todo o Brasil participaram do processo seletivo.
Gustavo é estudante do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e tem uma trajetória marcada pelo engajamento social, acadêmico e ambiental. Desde 2022, tem participado ativamente de projetos de extensão, pesquisa e iniciativas voltadas à conscientização sobre os desafios climáticos enfrentados pela região da Caatinga, marcada por longos períodos de seca.
“Chegar até aqui representa anos de dedicação e superação. O projeto Empatia é mais uma chance de transformar desafios em aprendizados e inspirar outras pessoas a acreditarem no próprio potencial, conta Gustavo de Oliveira”
Oriundo de uma família simples, Gustavo é filho de Giliana, uma professora da rede pública e Emerson, técnico de manutenção, que sempre incentivaram aos estudos.
“A preocupação com o cuidado ao meio ambiente sempre foi pauta na educação de meus filhos, o dever social é dever de todos. Como profissional de educação busquei repassar aos meus alunos a importância de preservar. Gustavo desde pequeno foi instruído que precisamos respeitar o ambiente e conviver em harmonia com o mesmo,” lembra Giliana Lima, mãe de Gustavo
O Projeto Empatia é gratuito e voltado para alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, com idades entre 14 e 18 anos. A proposta é discutir os desafios climáticos em inglês, necessários para futuros líderes. Este ano, com o tema “Desafios do Clima”, mais de 8 mil estudantes se inscreveram. Para avançar no processo, os candidatos produziram vídeos de um minuto, em inglês, apresentando suas perspectivas sobre a crise climática.
“Percebemos como a emergência climática é um tema que realmente mobiliza a juventude. O projeto é uma plataforma para amplificar a voz dos alunos, incentivando-os a refletir, se posicionar e agir. Acreditamos profundamente no potencial transformador dessa geração e queremos despertar esse protagonismo desde já, utilizando o inglês não só como idioma, mas como ferramenta de impacto global,” explica Marina Dalbem, Co-CEO do Edify Education.
Os autores dos melhores vídeos foram selecionados para encontros regionais sobre emergência climática. Nesses encontros, serão escolhidos os cinco jovens que embarcarão para Belém, onde participarão do encontro nacional — uma sessão em inglês na qual compartilharão suas visões sobre as mudanças climáticas diante de líderes e especialistas da área.
DA REDAÇÃO DO BLOG DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO – DRT 2378 DRT-PE/JORNALISTA REG 6896 MTPS – PE/ROBERTO GONÇALVES/SIGA O RADAR NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/radardenoticiasbr