DIOCESE DE SALGUEIRO ELEGE PADRE GILSON O PRIMEIRO ADMINISTRADOR DIOCESANO

A Diocese de Salgueiro (PE) tem novo pastoreio. Trata-se do padre José Gilson da Costa, que foi eleito administrador diocesano na noite desta segunda-feira, 21 de fevereiro pelo Colégio de Consultores da Igreja sertaneja.

O sacerdote assume o governo diocesano após a saída de dom Magnus Henrique Lopes OFMCap, que foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir a Diocese de Crato (CE). Padre José Gilson, portanto, conduzirá a Diocese de Salgueiro durante o período de vacância até que o Santo Padre nomeie o segundo bispo da Igreja local.

Segundo o Código de Direito Canônico, “o administrador diocesano tem os direitos e goza da potestade do bispo diocesano, com exclusão de tudo aquilo que por sua mesma natureza ou pelo direito canônico esteja excetuado”. Em sinodalidade com o Colégio dos Consultores, o administrador diocesano deve manter a comunhão entre os presbíteros e zelar pelos os bens diocesanos.

Em comunicado oficial, a Diocese de Salgueiro pediu orações pelo seu primeiro administrador diocesano. “Rezemos para que o governo de padre Gilson seja frutuoso e que ele possa, com a força do Espírito Santo, agir com firmeza e paternidade pelo tempo que o Senhor assim determinar”, diz o texto.

Trajetória

Padre José Gilson da Costa nasceu no dia 7 de julho de 1968 em Santa Cruz (PE), a 677 quilômetros do Recife. Iniciou sua caminhada vocacional em Petrolina (PE), ingressando no Seminário São José no dia 1º de abril de 1986, na época a instituição era chamada de Centro de Formação Missionária.

O seminarista José Gilson estudou filosofia no Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Maceió (AL), no ano de 1992. A formação em teologia foi adquirida no Seminário Santo Antônio, na cidade de Juiz de Fora (MG), de 1995 à 1999 ano de sua ordenação diaconal pelas mãos de dom Paulo Cardoso da Silva, então bispo de Petrolina, no dia 2 de dezembro de 1999.

Padre José Gilson foi ordenado sacerdote por dom Paulo Cardoso em 15 de julho de 2000. Como presbítero exerceu o cargo de administrador paroquial nas cidades do sertão de Pernambuco: Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Exu, Bodocó e Salgueiro.

Foi pároco e posteriormente vigário paroquial na Paróquia Imaculada Conceição, em Araripina. Também atuou como pároco da Catedral de Santo Antônio, em Salgueiro e na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, no município de Moreilândia (PE).

Atualmente, o sacerdote é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Ouricuri, função que dividiu com a missão de vigário geral da Diocese de Salgueiro, auxiliando no governo de dom Magnus Henrique.

CONHEÇA A HISTÓRIA DA DIOCESE DE SALGUEIRO

A Diocese de Salgueiro

A Diocese de Salgueiro (Dioecesis Salgueirus) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Olinda e Recife e ao Conselho Episcopal Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), sendo Sufragânea da Arquidiocese de Olinda e Recife.

A Sé Episcopal provisória está localizada na Catedral de Santo Antônio, na cidade de Salgueiro, em Pernambuco. É uma das mais novas dioceses do Brasil, criada no dia 16 de junho de 2010, pelo papa Bento XVI, a partir do desmembramento das Dioceses de Petrolina e Floresta, e teve como primeiro bispo dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap.

Ao ser criada, a diocese contava com uma população de 439.418 habitantes, dos quais 351.534 eram católicos. Seu território tem uma área de 17.931,65 km² e era composta por 17 paróquias, distribuídas em 15 municípios do sertão de Pernambuco: Salgueiro, Araripina, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Exu, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Granito, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante.

Atualmente, são 21 paróquias e 5 áreas pastorais, distribuídas entre as foranias vicariais São Marcos, São Lucas e São Mateus. Há 32 padres no clero diocesano, sete padres no clero religioso e 18 religiosas.

A Diocese de Salgueiro possui o Seminário São João XXIII, quatro comunidades de vida e a Casa de Acolhimento para dependentes químicos São Francisco de Assis.