Siga nosso Blog no Instagram
Siga nosso Blog no Instagram
plano funerário
ASSOCIAÇÃO AMAS

CARLOS VERAS ASSUME PT PERNAMBUCO EM EVENTO COM EDINHO SILVA

Na presença de lideranças nacionais e regionais do Partido dos Trabalhadores, como o presidente nacional Edinho Silva, o ex-ministro José Dirceu, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos três deputados estaduais do partido e de dirigentes de legendas aliadas, o deputado federal Carlos Veras tomou posse neste domingo, 24 de agosto, como novo presidente estadual do PT em Pernambuco.

Em seu discurso, Veras foi direto ao marcar os limites das alianças que o partido poderá aceitar para 2026 em Pernambuco. Não queremos o senador do PT numa chapa em que o outro seja um fascista, seja um bolsonarista. Tem que ser do campo democrático-popular. Não vamos admitir esse tipo de aliança.”

A fala, dirigida a uma plateia atenta e embalada pelo clima de reafirmação política, foi um recado claro no momento em que se iniciam as articulações para a sucessão estadual. O senador Humberto Costa, nome certo para disputar novamente o Senado, foi exaltado não só por Veras, mas por todos os presentes, como referência nacional nas políticas públicas de saúde e um quadro estratégico para o partido.

Mas o novo presidente deixou evidente que não aceitará que o PT seja “moeda de troca” em composições que não estejam alinhadas com os princípios e a história da legenda. A vaga do Senado Federal é do PT. Mas não vamos simplesmente sentar na mesa e dizer: ‘tá aqui a vaga do Senado, é Humberto’. Não. Vamos rodar o estado com uma plataforma, com propostas para segurança pública, saúde, educação e assistência social. Quer compor com o PT? Tem que defender o que o PT defende.”

Veras também destacou a importância de unidade interna, pedindo que os quadros do partido leiam e se alinhem ao manifesto de fundação do PT, que, segundo ele, “está mais atual do que nunca”. O presidente recém-empossado defendeu que dirigentes, parlamentares e militantes atuem de forma coerente com os princípios petistas, especialmente nas disputas eleitorais:

“Não vamos admitir nenhum dirigente municipal, nenhuma liderança do partido ocupando cargo público ou legislativo fazendo aliança com quem ataca o PT. Nós somos o partido dos trabalhadores, da transformação, e quem estiver com a gente tem que estar na mesma luta.”

A solenidade de posse também contou com a presença de Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, que chegou quase ao final do evento. Veras fez menção à necessidade de construção de unidade entre os partidos da Federação Brasil da Esperança e com legendas do campo progressista, mas alertou que as alianças terão que ser construídas com base em conteúdo programático e não apenas com base em interesses eleitorais.

“Queremos aliados que estejam ao lado do presidente Lula, que defendam o que o PT defende. Pernambuco precisa de Lula, e quem quiser governar o estado terá que governar com ele.”

O novo presidente estadual afirmou que o partido precisa voltar a crescer nas bases, aumentar as bancadas federal e estadual e integrar mais os mandatos às lutas populares. Anunciou também que promoverá posses regionalizadas, para aproximar ainda mais o PT dos municípios e das lideranças locais.

Em tom emocionado, Veras encerrou sua fala agradecendo à família e reafirmando seu compromisso com a luta contra o fascismo e a ultradireita:

“Não adianta eu estar em casa com meus filhos e entregar a eles um futuro de terra arrasada. Em 2026, temos que estar fortes para enfrentar os fascistas. Esse é o nosso dever.”

A posse de Carlos Veras marca um novo momento para o PT de Pernambuco, com o desafio de reorganizar o partido, disputar com vigor o cenário eleitoral de 2026 e manter o protagonismo no campo da esquerda no estado.

DA REDAÇÃO DO BLOG DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO – DRT 2378 DRT-PE/JORNALISTA REG 6896 MTPS – PE/MÁRCIO DIDIER/FOTO: PÉRICLES CHAGAS SIGA O RADAR NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/radardenoticiasbr