O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE), em entrevista concedida à Rádio Folha, nesta segunda-feira, 25 de agosto, defendeu que a federação União Progressista esteja no palanque da governadora Raquel Lyra (PSD) nas eleições de 2026.
“Eu, particularmente, irei defender até o fim que o Partido Progressistas, consequentemente, a Federação União Progressista marche com a governadora Raquel Lyra”, disse.
O parlamentar comentou a divisão entre o PP e o União Brasil, que formam, agora, a União Progressista. Enquanto o PP, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), está alinhado à governadora Raquel Lyra (PSD), o União possui cargos na Prefeitura do Recife. Lula da Fonte, no entanto, ponderou que qualquer decisão será pactuada.
“O posicionamento da federação não será unilateral. Será uma ampla discussão”, garantiu.
O deputado analisou que a pré-candidatura de Eduardo da Fonte (PP-PE) ao Senado é legítima e sua trajetória o credencia para uma disputa ao Senado Federal no próximo ano.
O congressista também avaliou que a Federação União Progressista busca romper a polarização entre os que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“A gente observa um conjunto político partidário de muita força, uma engrenagem que busca, sobretudo, romper essa polarização no Brasil. A gente vive num ambiente muito lulista ou bolsonarista. E a gente busca apresentar uma alternativa de país e de projeto político”, declarou.
Lula da Fonte também observou que os partidos com cargos no governo federal nem sempre votam com o presidente Lula no Congresso. O parlamentar explicou que o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), tem conduzido as tratativas sobre a manutenção ou entrega das pastas ocupadas pelas legendas. Lula da Fonte, no entanto, defende que os partidos ainda têm a contribuir com o governo.
DA REDAÇÃO DO BLOG DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO – DRT 2378 DRT-PE/JORNALISTA REG 6896 MTPS – PE/ALEXANDRE FONSECA – BLOG DA FOLHA/SIGA O RADAR NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/radardenoticiasbr