OPTICA CAMILO
Siga nosso Blog no Instagram
Siga nosso Blog no Instagram
plano funerário
ASSOCIAÇÃO AMAS

POLÍCIA FEDERAL ASSUMIRÁ CONTROLE SOBRE CACS A PARTIR DE 1º DE JULHO DE 2025

A partir de 1º de julho, a Polícia Federal (PF), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), passará a ser a responsável pelo controle, registro e fiscalização das atividades de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs). Atualmente, essa função é desempenhada pelo Comando do Exército.

Com a mudança, caberá à PF:

Registrar pessoas físicas e jurídicas para exercerem as atividades de colecionamento, tiro esportivo e caça excepcional;

Autorizar a compra e transferência de armas de fogo;
Conceder guias de tráfego;

Fiscalizar o comércio varejista de armas para pessoas físicas;
Supervisionar as atividades praticadas por CACs em todo o país.

Até junho, cerca de 600 servidores federais já haviam sido capacitados para desempenhar essas atribuições, que antes estavam sob a alçada militar. A estrutura da PF contará com 123 Delegacias de Controle de Armas, presentes nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal e 96 Núcleos de Controle em delegacias do interior.

Como parte do processo de transição e modernização, a PF anunciou nesta segunda-feira (23) o desenvolvimento de um painel de Business Intelligence (BI), voltado à transparência dos dados relacionados aos CACs. A plataforma reunirá e disponibilizará informações públicas sobre registros, quantidade e tipos de armas cadastradas, número de fiscalizações, autuações, apreensões, entre outros indicadores.

A medida busca centralizar e democratizar o acesso aos dados, promovendo mais controle social e reforçando o acompanhamento das políticas públicas na área de segurança e armamento civil.

DA REDAÇÃO DO BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO – DRT 2378 DRT-PE/JORNALISTA REG 6896 MTPS – PE/PETROLINA EM DESTAQUE/SIGA O RADAR NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/radardenoticiasbr